Rodrigo Paniago: não se pode exigir a adoção de tecnologias de ponta se a equipe não estiver preparada para operá-las
29 de agosto de 2013
Austrália: carne wagyu volta a ganhar espaço nas prateleiras de grandes supermercados
29 de agosto de 2013

Fernanda Macitelli: planejem bem suas ações e estejam atentos às necessidades dos animais

Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento vai homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação será feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que acontecerá nos dias 9 a 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint está fazendo a curadoria de conteúdo.

Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.

Confira abaixo a entrevista com Fernanda Macitelli Benez , um dos finalistas na categoria Bem-estar animal em Confinamento.

Fernanda Macitelli Benez possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Unesp/Jaboticabal (1999). É mestre em Zootecnia – Nutrição de Ruminantes (2003), também pela Unesp/Jaboticabal.  Trabalhou durante 8 anos administrando as fazendas de um grupo no Mato Grosso (cria, recria e engorda), além de ser pecuarista.

Há três anos é professora da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT/Rondonópolis, além de ser doutoranda em comportamento e bem-estar animal, na Unesp/Jaboticabal, sob orientação do professor Mateus Paranhos, sendo o atual foco de seu estudo as práticas de manejo que melhorem o bem-estar de bovinos de corte confinados.

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Fernanda Macitelli: O planejamento é fundamental para que essa prática implique em bons resultados ao confinador. Creio que seja impossível enumerar os fatores mais importante, pois o conjunto (nutrição, genética, mão de obra, instalações, sanidade, manejo e administração) deve trabalhar de forma complementária.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos Confinamentos no Brasil hoje?

Fernanda Macitelli: Cada ano os desafios são diferentes, nos últimos anos a aquisição dos animais está sendo um ponto chave, além do custo de produção. Outro grande desafio é adequar a ideia de produção intensiva à realidade brasileira. Muitas vezes utilizamos o modelo de produção de outros países como regra em todas as propriedades, um exemplo é: densidade, uso de sombra, tamanho de cocho, tamanho de lote, formação de lote, etc.

BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?

Fernanda Macitelli: O último projeto implementado foi o de trabalhar com diferentes disponibilidades de espaço aos animais e considero um grande sucesso, pois não só melhorou o bem-estar dos animais como também a produção.

Existem outros produtores que acompanhamos e posso afirmar que os que apresentam melhores resultados são aqueles que trabalham pensando também nos animais e realizam todas as suas atividades de forma planejada e controlada.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultado?

Fernanda Macitelli: Parte dos estudos sobre o efeito do manejo no bem-estar dos animais.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê? 

Fernanda Macitelli: Pretendo estender esses estudos sobre manejo.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Fernanda Macitelli: Planejem bem suas ações e estejam atentos às necessidades dos animais. Um animal em ambiente e manejo adequado responde melhor aos investimentos realizados sobre ele.

Quem merece ganhar o Prêmio BeefPoint Confinamento? Clique Aqui e Vote!

Confira a Programação do Interconf 2013

Lembramos que todos os finalistas do prêmio são convidados vip cortesia do Interconf 2013.

1 Comment

  1. Maria Aparecida disse:

    Fernanda é uma pessoa muito dedicada ao que faz.