Infográfico interativo mostra mudanças no consumo de alimentos no mundo de 1961 a 2011
28 de novembro de 2014
Setor sucroenergético em crise pode ver cenário melhor em 2015
28 de novembro de 2014

Fiesp: Brasil deve ganhar mercado nas exportações de soja, carne suína e de frango

Segundo a avaliação da equipe do Departamento de Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), responsável pela elaboração do Outlook 2024, que reúne diagnósticos e projeções para o setor na próxima década, atualizado a cada ano, as exportações brasileiras de soja devem crescer a uma taxa de 5,2% ao ano até 2024. Neste período, a soja brasileira responderá por 50% das exportações globais. Atualmente, o Brasil participa com 41%.

As previsões para o milho são mais incertas devido à dúvida em relação ao seu desempenho exportador em um cenário menos favorável em termos de preços.

As vendas externas de carne de frango do Brasil também devem continuar crescendo pelos próximos 10 anos, com previsão de aumento anual de 2,7%, alcançando 42% de participação no mercado mundial, contra atuais 40%. Embora o crescimento se dê acima da média mundial para o período (2%), é inferior à expansão verificada na década anterior (7,1% ao ano).

No que se refere à carne suína, as exportações do produto devem subir 2,6% ao ano na próxima década. Atualmente, o Brasil se aproveita de um momento em que importantes produtores e exportadores, como os EUA, apresentaram sérios problemas sanitários, como o Vírus da Diarreia Epidêmica (PED). Há também espaço para crescer no mercado doméstico. Entre as três carnes, a suína é a que apresentará a maior variação do consumo no Brasil na próxima década.

No entanto, o estudo lança um alerta em relação ao desempenho da economia brasileira: como o mercado doméstico é o vetor de crescimento para grande parte do agronegócio, em especial as proteínas animais, a retomada da confiança e o crescimento do PIB passam a ser fundamentais para assegurar o bom desempenho do setor.

Fonte: Fiesp, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.