Ernesto de Salvo é reconduzido à presidência da CNA
31 de outubro de 2002
Negócios dos exportadores brasileiros de carne no SIAL, em Paris, superam as expectativas
31 de outubro de 2002

Filipinas busca aumentar importações de carne bovina dos países da América Latina

O governo das Filipinas está atualmente analisando a possibilidade de importar mais carne bovina e produtos derivados de carne bovina da América Latina, incluindo o Brasil, devido à atual redução no comércio do país com a Austrália.

O secretário da Agricultura das Filipinas, Leonardo Montemayor, disse que o vice-secretário para Pesca e Animais Domésticos do país, Cesar Drilon, deverá visitar os países da América Latina juntamente com oficiais da Associação dos Processadores de Carne das Filipinas (PAMPI) e da Associação de Comerciantes e Importadores de Carnes (MITA), com o objetivo de negociar a possibilidade de importação de mais carne e produtos derivados destes países.

Drilon está negociando um grupo de exportadores de carne bovina para suprir a lacuna deixada pela Austrália atualmente. Segundo Montemayor, além das entidades PAMPI e MITA, vários outras grandes companhias processadoras de carne das Filipinas foram incluídas nesta negociação.

De acordo com Drilon, atualmente as importações de carne bovina e produtos derivados provenientes da Austrália são responsáveis por 45% das importações totais de carne feitas por ano pelas Filipinas. Porém, as Filipinas estão procurando novas fontes destes produtos devido à atual situação entre o governo do país e da Austrália.

Além disso, Drilon disse que o setor privado de carnes das Filipinas está dando apoio ao governo nesta estratégia de buscar novos países exportadores de carne bovina, como os países da América Latina, incluindo o Brasil. Apesar da distância ser maior e o tempo de viagem dos produtos também ser maior, a carne bovina brasileira é considerada de melhor qualidade do que a australiana, segundo o oficial das Filipinas. Além disso, o custo da carne brasileira é menor em cerca de 20% a 30% do que a carne proveniente da Austrália.

Atualmente as Filipinas importam cerca de 150 mil toneladas de carne e produtos derivados sendo que destas, 60% a 70% correspondem à carne bovina.

Fonte: Ásia Pulse, Adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.