Média em Londrina chega a R$ 24 mil
30 de outubro de 2002
Panaftosa confirma casos de aftosa no Paraguai
1 de novembro de 2002

Filipinas busca aumentar importações de carne bovina dos países da América Latina

O governo das Filipinas está atualmente analisando a possibilidade de importar mais carne bovina e produtos derivados de carne bovina da América Latina, incluindo o Brasil, devido à atual redução no comércio do país com a Austrália.

O secretário da Agricultura das Filipinas, Leonardo Montemayor, disse que o vice-secretário para Pesca e Animais Domésticos do país, Cesar Drilon, deverá visitar os países da América Latina juntamente com oficiais da Associação dos Processadores de Carne das Filipinas (PAMPI) e da Associação de Comerciantes e Importadores de Carnes (MITA), com o objetivo de negociar a possibilidade de importação de mais carne e produtos derivados destes países.

Drilon está negociando um grupo de exportadores de carne bovina para suprir a lacuna deixada pela Austrália atualmente. Segundo Montemayor, além das entidades PAMPI e MITA, vários outras grandes companhias processadoras de carne das Filipinas foram incluídas nesta negociação.

De acordo com Drilon, atualmente as importações de carne bovina e produtos derivados provenientes da Austrália são responsáveis por 45% das importações totais de carne feitas por ano pelas Filipinas. Porém, as Filipinas estão procurando novas fontes destes produtos devido à atual situação entre o governo do país e da Austrália.

Além disso, Drilon disse que o setor privado de carnes das Filipinas está dando apoio ao governo nesta estratégia de buscar novos países exportadores de carne bovina, como os países da América Latina, incluindo o Brasil. Apesar da distância ser maior e o tempo de viagem dos produtos também ser maior, a carne bovina brasileira é considerada de melhor qualidade do que a australiana, segundo o oficial das Filipinas. Além disso, o custo da carne brasileira é menor em cerca de 20% a 30% do que a carne proveniente da Austrália.

Atualmente as Filipinas importam cerca de 150 mil toneladas de carne e produtos derivados sendo que destas, 60% a 70% correspondem à carne bovina.

Fonte: Ásia Pulse, Adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.