1o Fórum de Novilho Precoce traz novas perspectivas na pecuária baiana
29 de novembro de 2002
Venda de vacinas antiaftosa quebra recorde
3 de dezembro de 2002

Filipinas proíbem importações de carne bovina da Austrália

As Filipinas proibiram as importações de carne bovina proveniente da Austrália após o surgimento de um caso de antraz em um rebanho bovino produtor de carne no Estado de Victoria, segundo anunciado por oficiais do governo na quarta-feira.

“Nós paramos temporariamente com nossas permissões às importações de carne bovina vinda da Austrália enquanto esperamos uma notificação formal das autoridades veterinárias australianas com relação à extensão do problema”, disse o diretor da Agência da Indústria Animal das Filipinas (BAI), Jose Molina.

“Outra medida de precaução que estamos tomando é a instituição de testes nas carnes que chegam para determinar se há alguma contaminação”, disse Molina, referindo-se às importações que já receberam a permissão antes do surgimento do caso da doença na Austrália.

As importações de bovinos vivos continuarão, mas os animais que chegarem nas Filipinas serão cuidadosamente controlados durante a quarentena para averiguar se há qualquer sinal da doença, segundo anunciado por outro oficial do BAI.

A Austrália, que é o maior exportador de carne bovina do mundo, é o maior fornecedor de carne bovina às Filipinas. As importações deste país ficam em torno de 35 mil toneladas de carne por ano.

O Departamento de Recursos Naturais e Meio-Ambiente (DNRE) de Victoria determinou quarentena à propriedade acometida, localizada a cerca de 350 quilômetros do noroeste de Melbourne, após um caso de antraz ter matado uma novilha de 17 meses de idade da raça Hereford.

A carcaça infectada foi incinerada e os animais remanescentes na propriedade foram vacinados contra a doença. A propriedade permanecerá em quarentena por 42 dias, sem que nenhum animal saia de lá neste período.

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.