O governo de Filipinas está rechaçando as importações de carnes da China devido ao medo de que ocorra uma disseminação da Síndrome Respiratória Severa Agura (Severe Acute Respiratory Syndrome – SARS), conhecida como pneumonia asiática, segundo informaram oficiais do país na quarta-feira.
O secretário da Agricultura das Filipinas, Luiz Lorenzo, disse que não foi feita uma barreira às importações de carne da China, mas sim, foi somente tomada uma “iniciativa preventiva”. Anteriormente, a presidente do país, Gloria Arroyo, disse que era favorável à suspensão após as informações de que a doença pode se estender aos animais.
Lorenzo disse que as importações de carne da China serão submetidas à quarentena e testadas antes de serem disponibilizadas ao consumo da população. “Nós as colocaremos em quarentena e as testaremos. Se estiverem contaminadas, as queimaremos ou enterraremos”.
Lorenzo disse que estes controles feitos nas importações de carne afetarão pouco o fornecimento local de carne, uma vez que a maioria da carne do país é produzida localmente ou vem de outras fontes que não a China.
Acredita-se que a pneumonia asiática se disseminou a partir da China onde foram registradas mortes de pelo menos 53 pessoas devido à doença viral. Até agora, mais de 100 pessoas já morreram devido à pneumonia asiática em todo o mundo.
Nas Filipinas, sete pessoas que visitaram recentemente países afetados pela doença estão sob observação para se determinar se contraíram ou não a enfermidade. Até agora, o país não tem nenhum caso confirmado.
Fonte: ABS-CBN NEWS, adaptado por Equipe BeefPoint