Após a queixa feita pelos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura das Filipinas está revisando a medida que determina novos requerimentos para as carnes importadas pelo país, a qual exige um certificado de segurança, segundo anunciado hoje por um funcionário do departamento.
O secretário assistente para Política e Planejamento da Agricultura, Segfredo Serrano, disse que a revisão da Ordem Administrativa 25 tem a intenção de determinar a “legalidade” desta medida.
O representante da Agricultura dos EUA, Michael Woolsey, tinha advertido as Filipinas anteriormente, com relação à implementação desta nova medida, dizendo que o Departamento de Agricultura do país (USDA) tomaria medidas frente ao comitê sanitário e fitossanitário da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A Ordem Administrativa 25 requer um certificado a respeito da segurança das carnes, bem como uma lista de certificação de todas as carnes importadas pelas Filipinas. O USDA, entretanto, alegou que esta medida é desnecessária, e que o sistema de inspeção implementado pelos EUA em todas as suas carnes garante a sua segurança.
Segundo Serrano, a ordem poderá sofrer emendas pelo secretário Leonardo Montemayor, caso essas sejam justificadas. Ele disse também que a revisão determinará os possíveis impactos que a Ordem Administrativa 25 terá sobre os importadores, comerciantes e produtores locais de carne.
Fonte: Dow Jones, adaptado por Equipe BeefPoint