Os criadores que ainda não vacinaram seu gado contra a febre aftosa no Paraná têm até a próxima segunda-feira (20) para realizar a imunização do rebanho, que é obrigatória. “Quem desrespeitar o prazo da campanha terá seus animais imunizados por vacinador oficial e será multado em R$ 56,31 por cabeça”, alerta o responsável pelo setor de sanidade animal da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, veterinário Felisberto Baptista. Se o pecuarista for reincidente, o valor da multa é dobrado.
A primeira etapa da campanha anual de imunização começou dia 1o e visa vacinar 9,75 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos machos e fêmeas de todas as idades, espalhados por 210,6 mil propriedades. Em novembro do ano passado, durante a segunda etapa de vacinação, o Estado atingiu um índice de 97,8% de cobertura vacinal.
Para facilitar o trabalho dos criadores estabelecidos em propriedades distantes dos centros onde a vacina é comercializada, a Secretaria da Agricultura treinou e cadastrou uma equipe de mil vacinadores volantes. Eles também estão autorizados a receber a contribuição para o fundo agropecuário e devem fornecer os comprovantes da vacinação e do recolhimento da taxa.
Fonte: Paraná On Line, adaptado por Equipe BeefPoint