Remate em SP comercializa R$ 636 mil
23 de abril de 2003
Rússia toma providências para fortalecer seu setor de carnes
25 de abril de 2003

Final de semana do nelore no Centro-Oeste Paulista

A Fazenda Paredão, em Oriente, SP, seleciona a raça nelore desde 1947 e, hoje, é referência na seleção na pecuária brasileira. Seu trabalho já foi fonte de dados para dissertações de mestrado na Universidade de São Paulo e na Universidade Federal de Minas Gerais. No ano passado, o banco de dados técnicos da Fazenda Paredão foi tema de dois trabalhos apresentados no 7o Congresso Mundial de Genética, realizado em Montpellier, França.

Neste final de semana, sexta-feira (25) e sábado (26), Nelson Pineda, titular da Paredão, irá receber pecuaristas, estudantes, técnicos e interessados no setor na sede da fazenda para o seu Dia de Campo anual, considerado o evento de maior divulgação tecnológica agropecuária do centro-oeste paulista, que no ano passado, reuniu 850 pessoas e teve transmissão – ao vivo -, pela televisão.

O Dia de Campo está em sua quinta edição e será realizado na sexta-feira, dia 25 de abril, com início às 9 horas e sob o tema “Visão Integrada da Seleção Bovina”, que irá analisar a gestão econômica do processo de melhoramento genético, suas conseqüências sobre o meio ambiente e o impacto social na propriedade.

Inscrições para o Dia de Campo da Fazenda Paredão poderão ser realizadas no telefone (14) 456-1214.

Leilão

O tradicional leilão da Paredão, que está em sua 18a edição, tem como novidade para este ano, o aumento da oferta de fêmeas no remate que acontece logo após o Dia de Campo, às 18 horas. A demanda do mercado por fêmeas nelore incentivou o criador e seus convidados a ampliar o número. “Conseguimos apartar de nossos plantéis 100 matrizes, que irão atender aos criadores que procuram por qualidade. Todas as fêmeas da Paredão têm avaliação genética e dados de reprodução comprovados”, enfatiza Pineda.

Já no sábado, dia 26, às 13 horas, será a vez do leilão de machos. Serão 120 reprodutores Nelore PO servindo e avaliados por desempenho que estarão sendo comercializados. “Vamos oferecer aos nossos clientes, animais precoces, eficientes e capazes de melhorar a rentabilidade da pecuária, principalmente, em ambientes com limitações nutricionais, pois toda esta genética é criada a campo”, comemora Pineda. Para ele, a seleção criteriosa “nos permite comercializar animais com dados de produção que garantem aos compradores, a aquisição de material genético superior e desempenho reprodutivo, o que potencializa o uso de reprodutores e matrizes da raça Nelore em condições extensivas”, conta. O 18o Leilão Nelore da Paredão tem a organização da Central Leilões.

Fonte: Assessoria de imprensa da Fazenda Paredão

Os comentários estão encerrados.