As inspetorias veterinárias ligadas à 4a Coordenadoria Regional da Secretaria de Estado da Agricultura, com sede em Rio Pardo (RS), não estão expedindo as Guias de Trânsito Animal desde terça-feira (21). Com isso, os abates de animais em pequenos frigoríficos da região do Vale do Rio Pardo estão suspensos.
A ação faz parte de uma série de paralisações que visam chamar a atenção do governo Rigotto para o descaso com a categoria. A paralisação vai até amanhã e a Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro) informou que o movimento vai se repetir no próximo mês. O veterinário Gilberto Fernandes, da inspetoria de Santa Cruz, revelou que a categoria não tem um reajuste salarial há dez anos.
Além de aumento salarial, o movimento reivindica a criação de um quadro de fiscais da Defesa Agropecuária do Estado, cujo projeto já foi apresentado ao governador Germano Rigotto e se encontra parado. O secretário de Agricultura, Odacir Klein, deslocou agrônomos em caráter emergencial para minimizar as paralisações.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint