Santa Alice fatura R$ 176 mil com a venda de 450 animais
11 de março de 2004
Boi gordo – mercado ainda pressionado
15 de março de 2004

Fiscais do Mapa no RS aderem à greve

Os fiscais federais agropecuários do Rio Grande do Sul decidiram ontem, em assembléia, seguir a orientação nacional da classe e entrar em greve segunda-feira (15) – o BeefPoint noticiou ontem a greve nacional . Eles reivindicam uma reestruturação no plano de carreira, com equiparação salarial de 30% em relação ao piso de fiscais de outras categorias, como da Receita Federal, e maior estrutura e recursos para o desenvolvimento do trabalho.

Todas as atividades de fiscalização de produtos de origem animal e vegetal ficarão suspensas, paralisando a importação e a exportação de produtos, ações em lavouras de soja transgênicas e a manutenção dos serviços de sanidade nessas áreas. “Embora o ministro da Agricultura tenha se mostrado solidário pelos nossos pleitos, a importância do agronegócio na economia nacional não foi reconhecida pelo governo”, disse o presidente da Associação dos Fiscais Federais do estado, Mário Lopes.

Segundo ele, todos os fiscais que exercem função de chefia colocaram os cargos à disposição da delegacia. O delegado substituto da delegacia do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, João Becker, aguarda o retorno do titular, Francisco Signor, para revelar as ações que o órgão vai tomar. Becker adiantou que o volume de produtos que deixarão de ser fiscalizados será levantado nos próximos dias.

Os ministérios da Agricultura e do Planejamento elaboram uma proposta de negociação para evitar a greve. Hoje devem reunir representantes das duas pastas e da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários para discutir seu conteúdo. Se ocorrer a greve, o órgão tem um plano emergencial para evitar a paralisação das exportações.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.