Florence aceita rever índices de produtividade

O novo ministro de Desenvolvimento Agrário, Afonso Bandeira Florence, reconheceu, ao assumir o cargo, a demanda dos movimentos sociais pela revisão dos índices de produtividade e negou que o tema será motivo de embate com os ruralistas.

O novo ministro de Desenvolvimento Agrário, Afonso Bandeira Florence, reconheceu, ao assumir o cargo, a demanda dos movimentos sociais pela revisão dos índices de produtividade e negou que o tema será motivo de embate com os ruralistas.

“A revisão dos índices de produtividade, assim como o conjunto de outras providências para modernizar o rural brasileiro, em particular a agricultura familiar, é do interesse do país. O governo oportunamente apresentará a sua posição e como ministro que sucede o ministro Cassel, herdo todos os estudos desenvovidos no âmbito do MDA e terei a oportunidade de discutir no interior do governo”, disse Florence após a cerimônia de transmissão de cargo.

Deputado eleito pelo PT da Bahia, Florence negou, entretanto, que o tema será motivo de atrito com o Ministério da Agricultura. O ministro Wagner Rossi, que permanece à frente da pasta no governo Dilma, já se mostrou contrário à medida.

“Eu tenho convicção de que chegaremos a uma posição em conjunto, que permitirá continuidade e aprofundamento das políticas de reforma agrária e agricultura familiar. Se for necessária a revisão dos índices de produtividade, não tenho dúvida que, com o profissionalismo que o caracteriza, o ministro Rossi assim também procederá”, disse Florence.

O ex-ministro da pasta, Guilherme Cassel, já defendeu diversas vezes a revisão dos índices, utilizados pelo Incra para avaliar se uma área pode ser desapropriada.

“Nós temos de apoiar o pequeno produtor rural, temos de dar a ele a oportunidade de se tornar um produtor e um agente do mercado, mas nós não temos de pensar que isso tem objetivo de socializar a terra no Brasil, porque não é esse o objetivo. É indispensável ter segurança jurídica para investimento na área rural”, disse Rossi na ocasião.

A reportagem é do jornal Folha de São Paulo, adaptada pela Equipe AgriPoint.

0 Comments

  1. Felipe Liborio disse:

    Mal comecou o governo e esses politicos de barba ja estao pondo suas asas de fora . preparem-se produtores…………………..

  2. Jucelino dos Reis disse:

    Penso que o bom exemplo deve partir de casa.
    Assim, nada melhor do que iniciar a revisão dos índices, pelos assentamentos do INCRA.
    Caso os índices dos assentamentos estejam superiores aos dos produtores em geral, penso que aí teremos que concordar. Caso contrário o governo deve começar primeiro a fazer o dever de casa.

Mercado Físico da Vaca – 03/01/11
3 de janeiro de 2011
Mercados Futuros – 04/01/11
5 de janeiro de 2011