Em experimento realizado por Lopes et al., (1991) na Fazenda Campo Bom, com duração de 170 dias, foi avaliado a utilização de superfosfato triplo para bovinos em recria. Foram utilizados 2346 novilhos, divididos ao acaso em dois grupos em pastejo rotacionado de Panicum maximun cv. Tobiatã, estabelecido em solo após seis anos de cultura de soja, com lotação de 4 UA/ha. Os animais foram pesados no início e final do experimento. Os tratamentos foram: 1) mistura mineral comercial comprovadamente com fosfato bicálcico como única fonte de fósforo; 2) mistura mineral formulada na Embrapa Cerrados, com superfosfato triplo como fonte de fósforo. As formulações são apresentadas na Tabela 1 e os dados do experimento na Tabela 2.
Tabela 1. Composição química das misturas minerais utilizadas
Tabela 2. Desempenho e análise de custos das misturas minerais com fosfato bicálcico ou superfosfato triplo como fonte de fósforo (170 dias)
As diferenças de ganho de peso não foram significativas (p>0,01). Os animais que receberam o superfosfato triplo não apresentaram qualquer sinal de intoxicação por flúor, devido as baixas concentrações desse mineral nesse fertilizante (0,52 %), e na mistura final (0,21 %). Esses valores estão de acordo com a legislação que permite um total de 0,2 % flúor na mistura total. O superfosfato triplo se apresentou como boa fonte de fósforo, e com boa lucratividade para bovinos em recria.
No ano seguinte, Lopes e colaboradores desenvolveram outro experimento, porém agora com o objetivo de avaliar a utilização de fontes alternativas de fósforo para bovinos em confinamento (Tabela 3). O trabalho foi desenvolvido utilizando-se bovinos adultos, com três níveis (0, 125 e 250 ppm) e três fontes de fósforo (fosfato bicálcico, fosfato de Catalão e superfosfato triplo) com teores fixos de microelementos. A dieta era composta de cana picada como volumoso, mais concentrado durante 84 dias. O animais foram pesados no início e no final do experimento, sendo também realizada biópsia de costela nos mesmos dias.
Tabela 3. Desempenho e análise de custos de fontes alternativas de fósforo para bovinos em confinamento
Os resultados mostram que o superfosfato triplo e o fosfato de Catalão poderiam ser usados para suplementação mineral de bovinos em confinamento, e foram economicamente mais rentáveis do que o fosfato bicálcico. Segundo o autor, não foram observados sintomas de fluorose, nem aumento dos níveis de flúor nas amostras de biópsia de costela.
Entretanto, nos trabalhos citados acima não dá para concluir que de fato havia deficiência de fósforo nas dietas utilizadas. No caso do experimento de pastagem de Tobiatã não foi incluído tratamento controle (sem suplementação com fósforo) e no caso do experimento de confinamento, os resultados não permitem uma concluir que houve resposta de fato à suplementação com fósforo..
Referências Bibliográficas:
LOPES, H.O.S.; PEREIRA, E.A.; AGUIAR, A.F.; ABDALLA, A.L. Superfosfato triplo como fonte de fósforo suplementar para novilhos de corte em recria. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 27, Campinas, 1990.
LOPES, H.O.S.; TOMICH, T.R. Avanços recentes na nutrição mineral de bovinos. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 38, Piracicaba, 2001.
5 Comments
Boa noite senhores! Gostaria de obter informações sobre os produtos “superfosfato triplo e o fosfato de Catalão” refenciados na pesquisa “Fontes alternativas de fósforo na suplementação de bovinos de corte – Parte II. Desempenho de bovinos suplementados com diferentes fontes de fósforo” arquivado como radar técnico em 06/09/2001. Gostaria de saber também se há, atualmente outros produtos suplementos de fósforo economicamente viáveis, com boa logística e que poderia me atender aqui em Lagoa da Prata – MG.
Aguardo retorno!
Prezado Fabrício,
O superfosfato triplo e outras fontes de fósforo são utilizados como fertilizantes, portanto, indicaria que procurasse algum representate em sua região. Lembre-se da “contaminação” (presença em níveis elevados) por flúor dessas fontes que podem causar fluorese em animais com uso prolongado.
Forte abraço.
Gostaria de saber se o super triplo, pode ser utilizado sem nenhuma restrição, perante ao Mapa, já que é um fertilizante!
Abraços.
Oi pessoal, não queiram inventar a roda, já é provado que a melhor e mais segura fonte de fosforo existente no mercado é o Fosfato Bicálcico, hoje onde todos os paises importadores estão falando de segurança alimentar, rastreabilidade, contaminantes “Metais pesados”, querem retroagir e utilizar fertilizante para alimetação animal???
O Brasil por ser um pais produtor de carne com grande potencial de atender o mercado internacional, através do ministério da agricultura, deveria era proibir a utilização de fertilizantes para alimentação animal.
Prezado Wanderley,
Concordo plenamente com você em relação a relevância da pecuária de corte brasileira, porém tenho algumas ressalvas em relação as demais informações.
Em nenhum momento descreve-se a não importância da segurança alimentar, bem como da rastreabilidade no sistema de produção de gado de corte brasileiro. São apresentados dados científicos, de pesquisas realizadas no Brasil, comparando o uso de diferentes fontes de fósforo, inclusive com o fosfato bicálcico. A pecuária de corte já demonstrou que somente os eficientes permanecerão, e isso se faz com competência e tecnologia, não sendo mais aceitas suposições ou testes.
Quando você afirma que uma determinada fonte de P é a “melhor”, ficam diversas dúvidas. Melhor pra quê? Pro porcesso de cria? Recria? Engorda? Pra eficiência biológica? Pra conversão alimentar? Pro desempenho? Pro custo final de produção? Pra eficiência econômica do sistema? Todas essas respostas precisam ser respondidas para se ter uma produção adequada e eficiente.
Todos os valores de exigêcia mineral, benefícios do uso ou sintomas de carência são bem conhecidos e estão descritos na literatura. Não podemos e não devemos desprezar a imensa quantidade de informações obtidas de forma brilhante pela pesquisa brasileira durante anos na pecuária de corte.
Gostaria de saber se ficou alguma dúvida em relação aos dados e autores apresentados? No final dos textos estão descritos os artigos científicos de onde foram tirados todos os dados apresentados. Todos estão disponíveis na literatura científica.
Espero ter sanado algum possível entendimento distorcido dos artigos.
Muito Obrigado!