A semana começa com destaque para a volta da chuva para a região Sul. Já nesta segunda-feira (23/10), áreas de instabilidades associadas a circulação de ventos e a atuação de uma baixa pressão irão manter o tempo instável e com previsão de temporais sobre o Rio Grande do Sul, informa o boletim climático da Climatempo.
A tendência é de chuva forte, com raios e ventos nas áreas da fronteira oeste desde as primeiras horas da manhã. Ao longo do dia, a chuva aumenta sobre o sudoeste e sul do Paraná e no interior de Santa Catarina. Nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, a chuva pode acontecer a qualquer momento, com destaque para a capital gaúcha.
Na terça-feira (24/10), um novo ciclone extratropical se forma em alto mar, próximo ao litoral gaúcho e catarinense. O sistema será responsável por reforças as instabilidades nos três Estados, apesar de não atuar diretamente com a força dos últimos eventos extremos. Com isso, o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ficam em alerta para chuva e rajadas de vento forte.
No Paraná, a chuva também aumenta devido à circulação de ventos e à entrada de mais umidade que favorece a ocorrência de pancadas fortes com raios e ventos.
O ciclone e a frente fria devem se afastar para alto mar na quarta-feira (25/10), porém, a circulação dos ventos ainda mantém nuvens carregadas desde o leste e litoral de Santa Catarina ao leste e litoral do Paraná. No geral, “a Climatempo alerta para o risco de alagamentos, enchentes, queda de árvores e galhos, além de outros transtornos causados pela chuva e os ventos fortes”.
Outro destaque do começo da semana é a volta do calor no Sudeste. São Paulo terá dias abafados, com alta significativa das temperaturas. A segunda-feira terá grande amplitude térmica na capital paulista, com temperatura mínima de 16°C e máxima de 31°C.
De acordo com a Climatempo, o ar seco se expande e impede a formação de nuvens de chuva. “Todo o Estado terá tempo firme, inclusive no interior com destaque para máximas de até 36ºC”.
Já a terça-feira será marcada pela entrada de umidade no Estado, que combinada com o calor, volta a favorecer chuva, principalmente no oeste e sul paulista. A partir de terça, a Climatempo alerta para a possibilidade de chuva forte com possíveis alagamentos e congestionamentos na grande São Paulo, e até uma eventual queda de granizo.
Por outro lado, as cidades do interior seguirão com sol predominante e tempo abafado com temperaturas acima dos 30°C.
Fonte: Globo Rural.