A Lagoa da Serra, uma das grandes empresas de genética bovina do Brasil, com vendas de 1,5 milhão de doses de sêmen/ano, instituiu dois prêmios para homenagear os touros que mais produzem e comercializam sêmen. Os reprodutores com mais de 250 mil doses fazem jus à Palheta de Ouro e os animais com mais de 150 mil doses recebem o Troféu Campeão de Fertilidade.
A entrega dos prêmios a oito touros de corte e de leite ocorreu durante o Show de Genética Lagoa, evento realizado pela central no último dia 7 e que contou, ainda, com desfile de 40 reprodutores em coleta de sêmen na sede da central, em Sertãozinho (SP). O Show de Genética encerrou o Simpósio 2002: Nelore Natural – Gestão de Qualidade e Rentabilidade, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, em Ribeirão Preto, e recebeu mais de mil pecuaristas de várias partes do País e até de países do Mercosul.
O Prêmio Palheta Fina foi entregue aos touros Centecanário (Red Angus) e Fajardo (Nelore).
O Troféu Campeões de Fertilidade premiou os touros Legat, 1646 da MN, Gim de Garça, (todos da raça Nelore), Don Pancho 57 (Red Angus), Dorateur (Limousin) e Dancer (Holandês). “É importante reconhecer o trabalho dos criadores que impulsionam a pecuária moderna, produtiva. A Lagoa da Serra apenas tornou público o reconhecimento a esses empresários rurais que possibilitaram a multiplicação da genética vitoriosa desses touros campeões”, disse o presidente da central, Guus Laeven.
O Show de Genética Lagoa contou também com o desfile de 40 touros das mais importantes raças de corte e leite, em coleta na Lagoa da Serra. “Apresentamos aos pecuaristas presentes o que há de melhor na bateria de touros da Lagoa da Serra. Foi uma oportunidade única de ver de perto toda a qualidade de nossos reprodutores”, explica o gerente de marketing da central, Maurício Lima.
Participaram do desfile touros das raças Aberdeen Angus, Brangus, Blonde d’Aquitaine, Bonsmara, Gir leiteiro, Jersey, Guzerá, Limousin, Nelore, Nelore mocho, Pardo-suíço corte, Red Angus, Red Brangus, Simental e Tabapuã.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Maurício Hugo), adaptado por Equipe BeefPoint