CONVERT* HD364: acelere seus resultados
– Alta produção de forrageira com elevados índices de proteína e digestibilidade;
– Suporta melhor os períodos de seca prolongados;
– Maior tolerância às cigarrinhas-das-pastagens;
– Sementes incrustadas da mais alta tecnologia.
Ampla faixa de adaptação e alta produção de forrageira
O CONVERT* HD364 possui ampla faixa de adaptação, desenvolvendo-se bem desde o nível do mar até 1.800 m de altitude, em condições de trópico úmido com altas precipitações ou em condições subúmidas com 5 a 6 meses secos e precipitações anuais a partir de 700 mm. Esta cultivar tem boa adaptação a solos ácidos de baixa fertilidade, com alto conteúdo de alumínio tóxico.
Uma característica importante do CONVERT* HD364 é a sua tolerância a períodos prolongados de seca de até 6 meses de duração, como demonstram os resultados das avaliações agronômicas realizadas durante anos em diferentes localidades da America Latina.
O CONVERT* HD364 apresenta boa tolerância ao sombreamento moderado, como demonstrado pelo seu bom crescimento ao longo de cercas vivas e, apesar de não tolerar encharcamento permanente do solo, adapta-se melhor que a cv. Marandu nas zonas com drenagem deficiente ou imperfeita.
Incrustação e qualidade das sementes
O CONVERT* HD364 é apresentado 100% na forma incrustada (“peletizada”), o que consiste no recobrimento da semente, geralmente após um processo de escarificação com ácido sulfúrico com materiais finamento moídos, que melhoram a fluidez, aumentam o peso, fornecem alguns nutrientes e protegem contra a ação de predadores.
As substâncias utilizadas na peletização são de natureza higroscópica, favorecendo portanto o fornecimento da umidade adequada à semente no processo de germinação.
Como resultado dessa prática, o produtor obtém uma semente comercial de melhor qualidade. A semente incrustada do CONVERT* HD364, por exemplo, pode vir a apresentar índices de até 90% de germinação.
Fácil estabelecimento
O CONVERT* HD364 é fácil de se estabelecer por sementes e as plântulas que emergem possuem um bom vigor, o que permite obtenção de pastagens prontas para pastoreio entre 90 e 120 dias após a semeadura, com uma cobertura superior a 80%.
Semeadura: pode-se realizar a semeadura manual ou mecanizada (a lanço ou em linhas), sobre um terreno preparado convencionalmente com arado e grade, ou após controle das ervas daninhas com herbicidas não seletivos.
A taxa de semeadura varia de acordo com a qualidade da semente, particularmente com as porcentagens de pureza e de germinação apresentadas por ela.
Sistema a lanço: quando se utiliza o sistema a lanço é necessário utilizar taxar de semeaduras mais altas, já que muitas sementes ficam sujeitas às intempéries e são atacadas facilmente por predadores como pássaros e formigas, ou simplesmente não alcançam as condições adequadas de umidade para germinar. Nesses casos, são recomendadas taxas de semeadura de 10 a 12 kg/ha de sementes incrustadas.
Boa resposta à fertilização
O CONVERT* HD364 demonstra boa resposta a fertilização, particularmente à aplicação de Nitrogênio (N). Dependendo do nível de fertilidade do solo, é necessário fazer uma ou mais aplicações anuais de N para manter uma alta produção de forrageira de boa qualidade.
Os melhores resultados têm sido obtidos com três aplicações de N, permitindo assim um aumento significativo no rendimento de matéria seca. Além da aplicação de N, em solos de baixa e média fertilidade é necessário aplicar regularmente outros nutrientes, como P, K, Ca e Mg.
Maior tolerância a pragas e doenças
Em provas controladas em casas de vegetação e em observações de campo, o CONVERT* HD364 tem demonstrado antibiose às espécies de cigarrinhas para as quais foi testado: Deois fl avopicta, Deois schach, Notozulia entreriana, Aeneolamia reducta, Aeneolamia varia, Zulia carbonaria, Zulia pubescens, Prosapia simulans e Mahanarva trifissa.
Esse tipo de resistência é uma das características importantes do CONVERT* HD364 já que, como se sabe, a cigarrinha é a praga de maior incidência e a que mais danos tem causado às cultivares de Brachiaria e de outras espécies forrageiras tropicais.
Por outro lado, tem sido observado certo grau de susceptibilidade ao ataque foliar causado por Rhizoctonia solani, um fungo que aparentemente produz danos significativos na cv. Marandu, particularmente nos períodos do ano com alta umidade relativa e altas temperaturas.
Alta qualidade forrageira
Dependendo das características de clima e solos, a produção de forrageira do CONVERT* HD364 varia entre 10 e 27 t/ha de MS por ano, sendo que 20% desse rendimento pode ser produzido durante a época seca.
A gramínea responde bem à fertilização, particularmente ao Nitrogênio, em aplicações anuais fracionadas entre 100 e 150 kg/ha de N e 50 kg/ha de P, de acordo com a fertilidade do solo.
A qualidade forrageira do CONVERT* HD364 é alta, em comparação com outras gramíneas tropicais, apresentando valores de Proteína Bruta (PB) entre 8 e 16% e Digestibilidade in Vitro da MS entre 55% e 66% em rebrotes de 25 a 30 dias.
O consumo por bovinos sob pastoreio é alto, o que se traduz em produções significativamente maiores de leite em condições similares de uso, em relação às outras cultivares de Brachiaria como cv. Toledo (ou MG5 Vitória ou Xaraés) (>i>Brachiaria brizantha CIAT 26110).
Maior produção animal
A boa qualidade forrageira e o alto consumo por animais no pastoreio do CONVERT* HD364 traduzem-se numa maior produção de carne e leite por animal em comparação com outras cultivares de Brachiaria.
Os resultados gerados pelo Programa de Forragens Tropicais do CIAT na localidade de Santander de Quilichao (Colômbia) demonstram que o CONVERT* HD364 produziu 11% a mais de leite na época seca e 23% a mais na época de chuvas, em comparação com as produções alcançadas em pastagens de B. decumbens cv. Basilisk e B. brizantha cv. Toledo (ou MG5 Vitória ou Xaraés).
Utilização e manejo
O CONVERT* HD364 é utilizado principalmente para o pastejo com bovinos de corte ou com vacas de alta produção leiteira mas, por sua alta qualidade e capacidade de produção de forrageira, este apresenta-se também como uma boa alternativa para ensilagem e fenação.
Pastejo: realizar o primeiro pastejo 60-90 dias após o plantio (em condições normais) ou quando o pasto apresentar 60-70 cm de altura. O primeiro pastejo deve ser leve (ou com animais jovens). Na época das chuvas costumam ser adequados períodos de descanso entre 21 e 28 dias.
Para aproveitar a melhor qualidade nutricional das folhas, em equilíbrio com o volume de massa produzido, é recomendado:
– Para engorda: entrar com os animais com o pasto até 80-90 cm de altura;
– Para produção de leite: entrar com os animais com o pasto entre 60-70 cm de altura.
Rebrote: para maximizar a velocidade do rebrote, é recomendada a retirada dos animais do piquete quando a altura do pasto estiver até 25-30 cm. Quanto mais alto, mais rápido será o rebrote.
Veja o material completo abaixo:
Para fazer download clique aqui:
Para saber mais ou entrar em contato com a Dow AgroSciences, preenche o box abaixo:
2 Comments
Essa forrageira Convert hd364 é um cultivar de braquiária ?
Essa forrageira suporta grandes períodos de seca, como por exemplo no nordeste, mesmo que seja levemente irrigado no período seco???