Em sua terceira edição, que acontece de 15 a 18 de março no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, a Feinco 2006, III Feira Internacional da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos – evento que representa o ramo da pecuária que mais cresce no Brasil – deve mostrar ao país o que já é uma realidade irreversível: trata-se de um setor totalmente organizado em todos os seus segmentos e que, só no estado de São Paulo, cresce à razão de mais de 50% ao ano.
Não por acaso, um dos elos da cadeia, o setor da saúde animal, terá na Feinco uma de suas pontas-de-lança, a Fort Dodge Saúde Animal, uma das cinco maiores empresas do mundo do setor de medicina veterinária e que é reconhecida como o laboratório que mais investe na pesquisa e produção de medicamentos para a caprinovinocultura.
“O crescimento da área de ovinos e caprinos só aumenta a importância de uma feira como esta. Temos empenhado grande esforço em pesquisa e especialização para que a atividade se torne ainda mais eficiente e mantenha o Brasil em posição de destaque, como já está acontecendo”, diz o diretor da unidade de negócio de Bovinos, Ovinos, Caprinos e Eqüinos da Fort Dodge, Nilder Laganá.
De fato, só o rebanho brasileiro de ovinos duplicou de tamanho nos últimos 20 anos. Hoje, o país possui 14 milhões de ovinos e 10 milhões de caprinos, é o oitavo produtor mundial do setor. Carne, leite e derivados são mercados potenciais, aqui e no exterior.
A Fort Dodge tem acompanhado a evolução do setor na área de saúde animal. É o único laboratório no mundo, por exemplo, que conseguiu reunir em só produto – o Biodectin – dois componentes essenciais à saúde dos ovinos, vacina e vermífugo (endectocida).
Com essa associação, o animal tratado com Biodectin fica protegido contra as verminoses – que realmente são capazes de matar os ovinos – graças à molécula Moxidectina, exclusiva da Fort Dodge, que apresenta o melhor resultado de proteção frente as parasitoses que atingem esses animais. O Biodectin é também o único produto combinado que também protege contra a linfadenite caseosa, doença conhecida como “mal do caroço”. Além disso, a vacina protege contra o carbúnculo sintomático, hepatite necrótica, a enterotoxemia, o edema maligno e o tétano.
O Biodectin atua ainda no combate a sarnas, bicho-da-cabeça, piolhos sugadores e contra os principais nematóides gastrointestinais e pulmonares. Finalmente, o produto oferece 100% de proteção durante 42 dias contra o Haemonchus contortus, verme considerado o grande vilão dos rebanhos ovinos e que vem demonstrando resistência à maioria dos medicamentos, exceção à moxidectina, contida no Biodectin.
“O grande diferencial do Biodectin, é que ele reúne numa única picada sete produtos diferentes”, afirma Nilder Laganá. Ele informa também que só é necessária uma dose de reforço da vacina ao ano. “É o produto que oferece maior tempo de proteção do mercado, o que é muito importante e prático para o criador”, diz.
A linha de produtos da Fort Dodge para ovinos inclui também os antiparasitários Cydectin Oral e Cydectin Ovinos, da mesma forma à base da molécula Moxidectina; o primeiro é eficaz contra as principais verminoses gastrointestinais e pulmonares dos ovinos, oferecendo total proteção por até 35 dias de proteção pós-tratamento; já o segundo, além de combater as mesmas verminoses, protege também contra a sarnas e bicho-da-cabeça.
O Cydectin Ovinos vem em nova e econômica embalagem, de 500ml. Antes o produtor tinha que adquirir frascos de 50ml e agora, numa única embalagem, ele tem 500 doses do produto. Esta mudança gerou uma economia na produção, o que diminuiu o valor por dose do produto proporcionando uma economia de cerca de 10% para o produtor.
Para o segmento de caprinos, a Fort Dodge possui o antiparasitário Ripercol L. Solução Oral. Ele combate verminoses gastrointestinais e pulmonares dos animais e promove a reconstituição de estados imunitários deficientes.
Em resposta às necessidades dos médicos veterinários, a embalagem do Amino-Vit – complexo vitamínico-mineral, reidratante energético e desintoxicante de uso injetável em todas as espécies animais – foi modificada e seu manuseio facilitado para adaptar-se à realidade do dia-a-dia do profissional.
Para mais informações, por favor preencha o formulário abaixo.
Fonte: Fort Dodge