Mercado Físico Vaca – 09/05/07
9 de maio de 2007
U$175 a mais por vaca / ano através de suplementação com Ácidos Graxos Essenciais (AGE)
11 de maio de 2007

Fort Dodge e Unesp lançam segundo volume do Guia de Boas Práticas de Manejo

Além de garantir o bem-estar dos bovinos e livrá-los de estresse, doenças e deformidades, o novo manual visa a mostrar ao trabalhador de campo como ele pode reduzir o desperdício de doses de vacinas, danos ao equipamento de aplicação (seringas quebradas e agulhas tortas) e riscos de acidentes de trabalho por meio da adoção do manejo correto durante a vacinação, melhorando assim a rotina de trabalho nas fazendas.

Depois do lançamento, em setembro último, da cartilha com dicas para o manejo de bezerros no nascimento, a Fort Dodge agrega mais uma vez a sua experiência na área de sanidade animal ao conhecimento da Unesp (Universidade Estadual Paulista) sobre manejo do gado no Brasil para criar o segundo volume do Guia de Boas Práticas no Manejo, agora voltado ao tema da Vacinação. Com tiragem inicial de 6 mil exemplares, o lançamento acontece em momento oportuno, já que em novembro 20 estados da União mais o Distrito Federal estão em campanha de vacinação contra febre aftosa, de acordo com o calendário do Ministério da Agricultura.

Além de garantir o bem-estar dos bovinos e livrá-los de estresse, doenças e deformidades, o novo manual visa a mostrar ao trabalhador de campo como ele pode reduzir o desperdício de doses de vacinas, danos ao equipamento de aplicação (seringas quebradas e agulhas tortas) e riscos de acidentes de trabalho por meio da adoção do manejo correto durante a vacinação, melhorando assim a rotina de trabalho nas fazendas.

Em visitas a fazendas comerciais, realizadas por pesquisadores do Grupo ETCO-Unesp, foram acompanhados os procedimentos usuais de vacinação para que pudessem ser identificados pontos críticos. A partir da caracterização dos principais problemas, foi definida uma nova forma de vacinar os bovinos de corte, denominada no manual como o Manejo Racional na Vacinação. Os procedimentos descritos no manual foram validados após a implementação da nova modalidade nas próprias fazendas. Mais do que teoria, trata-se de práticas que funcionam e foram comprovadas nas propriedades rurais.

Entre itens de grande importância para a vacinação de bovinos, o manual ensina o trabalhador a fazer um planejamento das datas de vacinação, levando em conta não só o programa oficial de vacinação da região, como também dados imunológicos e climáticos do local onde a fazenda está situada. Para implementar o Manejo Racional na Vacinação, é necessário que o pecuarista disponha de instalações adequadas, curral em boas condições de trabalho e piquetes próximos onde os animais possam ser mantidos antes e após o manejo.

A cartilha também apresenta uma lista das principais vacinas para bovinos e suas respectivas finalidades. Uma delas é a vacina contra brucelose bovina, indicada para fêmeas bovinas com idade entre 3 e 8 meses de vida. Sua finalidade é proteger a fêmea bovina contra a infecção pelo microorganismo Brucella abortus, que pode causar o aborto e/ou infertilidade do animal. Há ainda informações das vacinas contra clostridioses (carbúnculo sintomático), botulismo, leptospirose, raiva, febre aftosa e IBR/BVD (Rinotraquíte Infecciosa Bovina e vírus da diarréia bovina). Em todos os casos, o manual informa em que idade os animais devem ser vacinados e o período máximo para aplicação da segunda dose.

Os cuidados que os criadores devem tomar com as vacinas, principalmente no momento de compra e armazenamento, também é destacado no novo manual. Para se ter uma idéia, as vacinas devem ser protegidas do sol em ambiente refrigerado, de 2ºC a 8ºC. Até mesmo uma vistoria no local onde os animais serão vacinados é de extrema importância para a agilidade do procedimento e garantia de menor risco aos animais e trabalhadores. Também são citadas dicas de esterilização e conservação das seringas e agulhas, assim como as corretas vias de administração de cada vacina (subcutânea ou intramuscular) e especificação da agulha.

Cartilha

Em forma de manual e dividido em dez volumes, o Guia de Boas Práticas no Manejo tem linguagem simples e de fácil entendimento para orientar desde o trabalhador de campo até o fazendeiro. É uma publicação para ser usada diariamente, no trabalho de campo. O conteúdo de cada volume será oferecido para download pelos sites da Fort Dodge (www.fortdodge.com.br) e Grupo ETCO (www.grupoetco.org.br), mediante cadastro prévio. Para receber maiores informações preencha o formulário abaixo.

Inscrito no Sistema Brasileiro de Cadastro Bibliográfico, o Guia de Boas Práticas no Manejo é uma edição da Funep. O terceiro volume da série está previsto para ser lançado em agosto.

Em um segundo momento, quando todos os manuais já tiverem sido lançados, a idéia é unir os temas em um único livro, que será uma versão científica para um público mais técnico. Para isso, no entanto, a linguagem dos manuais será alterada e deverá ganhar um teor mais acadêmico.

Os comentários estão encerrados.