Acompanhe o que o mercado fala sobre #boigordo no twitter
3 de agosto de 2011
Leilão Oficial: 3º Leilão Virtual Fêmeas Sábia
3 de agosto de 2011

Fórum da CNA debaterá acordos climáticos e competitividade

Ex-presidente da Costa Rica, José Maria Figueres Olsen, falará sobre as expectativas sobre a COP 17 em um contexto econômico mundial adverso

O ex-presidente da Costa Rica (1994/1998), José Maria Figueres Olsen, especialista em desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, virá ao Brasil no próximo mês de setembro. Ele participará da mesa-redonda sobre ‘Acordos Climáticos e competitividade’, que integra a programação do Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para o Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima (FEED 2011), promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nos dias 5 e 6, no Centro de Convenções da Fecomércio, em São Paulo.

Figueres falará sobre as expectativas em relação à da 17ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 17), marcada para o período de 28 de novembro a 09 de dezembro, na cidade de Durban, África do Sul.

Durante seu mandato, Figueres colocou em prática estratégias de desenvolvimento sustentável, baseada na combinação de indicadores macroeconômicos consistentes, investimentos sociais e políticas de proteção ambiental. Antes de eleito presidente, foi ministro de Comércio Exterior (1987-1988) e ministro de Agricultura (1988-1990). No âmbito internacional, Figueres é dos pioneiros na vinculação do tema do desenvolvimento sustentável à tecnologia. Colaborou na criação do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Informação e Tecnologias da Comunicação e é o criador da Fundação Costa Rica para o Desenvolvimento Sustentável. Atualmente, é conselheiro da CONCORDIA 21, com sede em Madri, Espanha, que apóia organizações promotoras do desenvolvimento e dos valores democráticos no mundo.

Desafios – A COP 16, realizada em 2010, em Cancun, México, ficou longe de um acordo entre 194 países para contenção das emissões de gases proveniente de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Um dos entraves são os recursos compensatórios para países pobres. Durante a cobertura do evento, a BBC Mundo considerou o Projeto Biomas, lançado pela CNA em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o apoio do SEBRAE, Monsanto e John Deere, como uma das 10 boas notícias da COP 16. A COP 17 deve acontecer sob o impacto de medidas de ajustes econômicos de países desenvolvidos justamente sobre os quais deve recair o ônus financeiro decorrentes dessas medidas.

O FEED 2011 reunirá renomados especialistas para debater os desafios de alimentar nove bilhões de pessoas em uma agricultura de baixo carbono. Busca, também, um consenso do setor para posicionar-se na Conferência de Durban. O Fórum dará destaques a quatro temas: Agricultura e Florestas; Pecuária de Baixo Carbono: um novo paradigma produtivo para o Brasil; A produção de Lácteos e os desafios de reduzir emissões e Oportunidades para a agricultura na economia do clima.

Confira a Programação clicando aqui.

As informações são da Assessoria de Comunicação CNA.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.