A Elanco Saúde Animal realizou nos dias 11 e 12 de novembro (quinta e sexta-feira da semana passada) um evento para comemorar seus 40 anos de Brasil. O encontro reuniu cerca de 300 integrantes das cadeias da carne bovina, suína e de aves. Os principais temas discutidos foram o mercado mundial de carnes, os padrões de qualidade, a certificação de produtos, rastreabilidade e a criação de marcas para o setor.
O evento foi delineado por Dr. Jim Budzynski, presidente da empresa de consultoria “BrightPath Strategies”, que no início do primeiro dia fez uma apresentação da programação e dos objetivos do encontro. Ele analisou as empresas de acordo com 3 estratégias centrais: excelência operacional, liderança de produto e intimidade com o cliente. Segundo Jim a excelência operacional da cadeia da carne no Brasil é destacada, no entanto ainda temos muito a avançar no desenvolvimento do produto e compreensão do consumidor moderno. Budzynski comparou a frase “Ordem e Progresso” da bandeira brasileira com sua sugestão para as cadeias das carnes no Brasil: “Progresso com Planejamento”.
O tema comércio mundial e suas oportunidades para o Brasil foram apresentados por Dennis Avery, diretor do Hudson Institute, entidade sem fins lucrativos sediada em Washington DC, EUA e pelo Prof Marcos Jank do Icone. A palestra de Avery apresentou uma visão de fora sobre o Brasil, mostrando que seremos um dos grandes players no mercado mundial da carne. Avery é um defensor do livre comércio e acredita que teremos grandes avanços nos próximos anos nessa área. Já o Prof Jank apresentou dados sobre o impacto das barreiras impostas ao Brasil. Segundo Jank apenas 39% do mercado mundial de carne bovina é acessado pelo Brasil. Ele acredita que será difícil para o Brasil ganhar mais acesso a mercados. Na sessão de perguntas houve um interessante e cordial debate entre os dois palestrantes sobre a diferença entre o discurso e ação dos EUA no mercado internacional, quando o Prof Jank fez duras críticas à lei agrícola norte-americana de 2002, segundo ele a mais protecionista da história.
O grande destaque do evento foram as palestras sobre criação de marcas, grande necessidade da cadeia da carne. Mel Ingold, norte-americano, consultor em estratégia e professor em diversas universidades, apresentou o estudo de caso do Café da Colômbia, que obteve um grande sucesso no mercado internacional, graças a um trabalho bem-sucedido de marketing. Prof Ingold afirma que o principal desafio para o fortalecimento da marca país de um produto, no caso carne brasileira, é um comprometimento de longo prazo do setor privado e público com o programa. Mel Ingold fez uma interessante observação sobre a oportunidade das churrascarias brasileiras. Segundo ele, elas vendem mais que uma refeição, vendem uma experiência agradável e memorável. Várias empresas são bem-sucedidas ao utilizar a estratégia do marketing da experiência, podendo citar a rede de cafeterias Starbucks e os parques de diversão da Disney. O Brasil poderia utilizar esse formato único e apreciado por todos que o conhecem como ferramenta para trabalhar a imagem da carne brasileira no exterior.
Fonte: Equipe BeefPoint