Minerva negocia compra do frigorífico uruguaio BPU
22 de novembro de 2022
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 21-Novembro-2022
22 de novembro de 2022

Fotos mostram mofo e bactérias em fábrica da Beyond Meat nos EUA

Fotos e documentos internos de uma fábrica da Beyond Meat, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostram mofo aparente, bactérias e outros problemas de segurança alimentar em produtos prontos e equipamentos.

Testes em produtos da fábrica deram positivo para Listeria, uma bactéria nociva, em pelo menos 11 ocasiões entre o segundo semestre do ano passado e o primeiro semestre de 2022, de acordo com um documento interno fornecido por um ex-funcionário preocupado com as condições da fábrica, segundo longa reportagem da agência Bloomberg.

A ocorrência da bactéria na unidade foi confirmada por dois ex-funcionários, que pediram para não serem identificados. Embora a Listeria esteja frequentemente presente em plantas alimentícias, é mais incomum detectá-la em produtos prontos.

A Beyond Meat disse à agência que “inspeções do Departamento de Agricultura da Pensilvânia em março e setembro não encontraram casos de não-conformidade com os regulamentos, e os protocolos de segurança alimentar da empresa vão além dos padrões regulatórios e da indústria”.

A empresa não comentou sobre seus documentos internos nem deu detalhes específicos sobre as condições de sua fábrica, como a aparente presença de mofo e referências a violações de segurança.

“O crescimento do mofo demora um pouco – isso evidencia a falta de limpeza”, disse à Bloomberg Bill Marler, advogado de segurança alimentar, depois de ver algumas das fotos. “Se limpo e arrumado é 1 e imundo é 10, daria a isso nota 8.”

William Madden, cofundador da Whole Brain Consulting, especializada em conectar empresas com parceiros de fabricação, disse que a Listeria é comum em fábricas de alimentos, mas geralmente está presente em áreas de drenagem. Encontrá-la na comida é um problema sério, afirmou ele.

Outra foto, de janeiro, feita dentro da fábrica por um ex-funcionário, mostra um carrinho virado em um equipamento de produção.

Sobre isso, um porta-voz da Beyond respondeu à Bloomberg que “auditorias externas de terceiros, incluindo nossa mais recente auditoria de terceiros, de maio de 2022, deram à fábrica a classificação mais alta possível em cada um dos últimos três anos”.

A Beyond Meat repetiu que a empresa está em situação regular com o Departamento de Agricultura da Pensilvânia e não deu detalhes sobre as auditorias nem forneceu os nomes dos auditores. A planta da Pensilvânia processa a matéria-prima da Beyond Meat para criação de produtos acabados.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.