Para melhorar a segurança alimentar e tranqüilizar os consumidores, o governo francês publicou ontem um decreto no diário oficial, determinando uma melhor informação nos rótulos da carne bovina.
A partir de agora, além da origem, deverá ser indicado no rótulo os cortes, a raça do animal (leiteiro ou de corte)e a categoria (bezerro, vaca, novilho, touro ou boi).
Essa medida, destinada a tranqüilizar os consumidores, receosos desde a crise da ‘vaca louca’, que ressurgiu no final do ano 2000, soma-se àquelas colocadas em prática há quase um ano, pelas quais foi obrigado a mencionar o país em que o animal foi sacrificado, assim como o país onde a carne foi cortada. Esta decisão procede de uma iniciativa dos profissionais do setor, agrupados na Associação Nacional Interprofissional do Gado e das Carnes.
Esta ampliação da informação que o consumidor receberá é um passo importante para os pecuaristas franceses que estão enfrentando uma queda de cerca de 20% no consumo da carne bovina desde a crise da ‘vaca louca’.
Novo caso na Espanha
Recentemente, foi confirmado um novo caso da doença da ‘vaca louca’ na região espanhola de Cataluña. Informou-se que o animal infectado foi sacrificado no dia 24 de julho. Outros dois animais da mesma propriedade também foram sacrificados.
fonte: E-campo, adaptado por Equipe BeefPoint