Fechamento 11:45 – 28/05/02
28 de maio de 2002
Mapa estenderá campanha nacional de controle da brucelose e tuberculose a todo País
3 de junho de 2002

França não deve retirar embargo à carne britânica

O novo ministro temporário da Agricultura da França, Herve Gaymard, disse que não contempla nenhuma decisão imediata sobre a retirada do embargo francês às carnes bovinas do Reino Unido, imposto devido ao medo de contaminação com a encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da “vaca louca”. “Neste momento, não mudaremos nossa posição”.

A Comissão Européia determinou o fim do embargo às exportações de carne bovina britânica em 1999, cerca de 3,5 anos após este ter sido imposto, no auge da crise da EEB. A França se recusou a aceitar o fim da proibição, violando uma lei da União Européia, determinada pela Corte de Justiça da Europa.

Um porta-voz do primeiro ministro britânico Tony Blair disse, em reação aos comentários de Gaymard, que o Reino Unido irá novamente levantar esta questão, contra a França, nos próximos meses, após as eleições parlamentares que ocorrerão na França.

“Nosso ponto de vista é simples, ou seja, isso é errado. Nossa carne bovina é uma das mais seguras do mundo, resultado de medidas colocadas em prática desde o surgimento da EEB, e a França está em desacordo às leis da UE ao recusar isso. Nós estamos continuamente pressionando a Comissão Européia para multar a França devido a esse desacordo com suas obrigações”.

Gaymard, um conservador, foi nomeado como ministro da Agricultura temporário em 7 de maio, e deverá permanecer nesta função até as eleições em junho. Muitos termos dos ministérios – inclusive este – poderão ser estendidos se os conservadores ganharem a maioria dos votos no país.

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.