Franceses transformam Champs-Elysées em fazenda

Os agricultores franceses se instalaram na Avenida Champs-Elysées, uma das principais vias de Paris, e a transformaram em uma espécie de fazenda, para chamar a atenção dos cidadãos diante da grave crise que atinge o setor.

Os agricultores franceses se instalaram na Avenida Champs-Elysées, uma das principais vias de Paris, e a transformaram em uma espécie de fazenda, para chamar a atenção dos cidadãos diante da grave crise que atinge o setor.


Foto 1. Avenida Champs-Elysées foi tomada por plantação de diferentes plantas e árvores durante ´Nature Capitale´, promovido por agricultores. (Foto: Philippe Wojazer/Reuters)

Com a iniciativa batizada de “Nature Capitale”, os organizadores esperam atrair 2 milhões de pessoas entre domingo (23) e segunda-feira de Pentecostes, feriado na França.

Em uma superfície superior a um quilômetro, os agricultores plantaram um gramado com mais de 150 mil plantas, 650 árvores e flores de diversas espécies. Além disso, trouxeram alguns animais, montaram um espaço dedicado à apicultura e pontos de venda de produtos característicos de todas as regiões do país.

Os promotores pretendem “mostrar a diversidade do país, mas, sobretudo, apresentar quem são os homens e mulheres que estão por trás de tudo isto”, afirma em declarações ao jornal “Le Parisien” William Villeneuve, presidente do sindicado dos Jovens Agricultores (JA), um dos patrocinadores do evento.

A união, que representa 55 mil fazendeiros, quer mostrar ao público – e ao governo – os esforços exigidos para se produzir o que é consumido nas refeições na França.
“Trata-se de restabelecer o contato com o público sobre o que é nossa profissão e o que eles esperam dela”, disse William Villeneuve.

“Eles querem os produtos mais baratos do mundo, ou querem produtos que paguem aos produtores?”,perguntou ele. No último ano, os agricultores franceses tiveram seus ganhos reduzidos em cerca de um terço, em média, por causa da queda do preço dos produtos, entre outras coisas.


Foto 2. Toneladas de terra, além de milhares de plantas e árvores foram espalhados por mais de um quilômetro de extensão/AFP

As informações são do G1, BBC Brasil e jornal O Globo, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0 Comments

  1. jucelia silva disse:

    Achei a idéia excelente. Deve-se organizar uma dessa na av. paulista, em são paulo, pode ter certeza do grande sucesso. Os da cidade, precisam sentir e ver o trabalhão que dá produzir comida.

  2. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Os produtores rurais brasileiros precisam seguir o exemplo de mobilização dos produtores franceses. A união faz a força.

    Att,

  3. Paulo Cesar Bastos disse:

    Vista a bela manifestação na Cidade Luz,seguem reflexões de produtor sertanejo:

    “Enquanto no litoral se torce pelo sol brilhante o sertanejo abastece os litorâneos trabalhando no sol causticante”

    ” O sertão não virou mar mas produz a comida de quem vive na beira do mar”

    ” Tempo bom é o chuvoso”

    Cultura útil:

    -Procurem saber quanto ganha, anualmente, cada produtor em subsídio da União Européia para criar a vaca e a ovelha.

    -Façam a comparação entre preço recebido pelo produtor rural brasileiro e quanto é pago pelo consumidor.

    Nós não deixamos o Brasil parar , preservando e produzindo.
    É isso aí.

Mercado Físico da Vaca – 21/05/10
21 de maio de 2010
Mercados Futuros – 24/05/10
25 de maio de 2010