Mercado Físico da Vaca – 21/05/10
21 de maio de 2010
Mercados Futuros – 24/05/10
25 de maio de 2010

Francisco Jardim assume secretaria de Defesa (Mapa)

O médico veterinário Francisco Jardim é o novo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Há 14 anos no comando da Superintendência Federal da Agricultura em São Paulo, Jardim substitui o veterinário Inácio Kroetz por indicação do presidente do PMDB, o deputado federal Michel Temer (SP), e de parte da bancada do PTB.

O médico veterinário Francisco Jardim é o novo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Há 14 anos no comando da Superintendência Federal da Agricultura em São Paulo, Jardim substitui o veterinário Inácio Kroetz por indicação do presidente do PMDB, o deputado federal Michel Temer (SP), e de parte da bancada do PTB.

O paulista Jardim afirmou que deve substituir alguns postos de diretoria e coordenação na secretaria. Há 38 anos no quadro do ministério, mas com pouco mais de sete meses de gestão pela frente, o novo secretário disse que “muito foi feito até aqui”, mas algumas áreas como informática e avaliação de desempenho da secretaria devem ser reforçadas.

Hoje (24), Jardim terá reunião com o ministro Wagner Rossi para acertar detalhes das mudanças na SDA. “Precisamos pegar algumas inteligências para reforçar a secretaria”, afirmou. Jardim era assessor especial do ministro até sexta-feira. Antes, foi cotado para assumir a secretaria-executiva do ministério da Agricultura.

O ex-secretário Inácio Kroetz deixa o cargo com um trabalho bem avaliado. Indicação pessoal do ex-ministro Reinhold Stephanes, superou graves crises de confiança na segurança sanitária das carnes brasileiras com União Europeia e Rússia. Desde abril de 2007 no cargo, Kroetz envolveu-se em complexas negociações com russos e europeus para reabrir os mercados ao produto nacional.

Avaliado como centralizador, mas reconhecido pela firmeza na negociação, Kroetz aceitou a exigência da UE de fixar uma lista de fazendas habilitadas a fornecer gado para abate e exportação de carne. E não conseguiu, até sua saída, convencer os europeus a transferir a administração da lista ao Brasil.

A reportagem é do jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Faço votos de sucesso para o novo secretário e aproveito para congratular Inácio Kroetz pelo trabalho realizado a frente da secretaria de defesa agropecuária, onde enfrentou a crise das exportações para UE e Rússia com firmesa, permitindo a retomada das exportações de carne bovina para estes mercados, além de conseguir abrir novos mercados para o setor.

    att,

  2. Paulo E. F. Loureiro disse:

    Dr. Jardim

    É um grande profissional, conheço seu trabalho e acho que seria excepcional para nossa pecuária se ele ficar o máximo de tempo possível no cargo.
    Ele conhece os problemas, sabe conduzir equipes e é um líder nato.
    Fico feliz com a sua escolha.

  3. Enrico Lippi Ortolani disse:

    Prezados Amigos do Beefpoint

    Foi com grande prazer que soube da indicação do reconhecido colega Francisco Jardim para chefiar esta importantíssima Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA. Com certeza Jardim irá capitanear com estratégia e competência este Órgão, o qual é vital para o sucesso de nossa pecuária de corte. Coloco a disposição o corpo docente, laboratórios de diagnóstico e as dependências da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) para servir à Secretária de Defesa. Desejo também muita sorte nessa nova missão. Aproveito também para cumprimentar pelo profícuo trabalho do colega Inácio Kroetz a frente da Secretaria.

    Enrico Lippi Ortolani

    Vice-Diretor da FMVZ-USP
    Consultor do Programa Globo Rural
    Pecuarista