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Fri-Ribe quer crescer e se une a empresa holandesa

A brasileira Fri-Ribe e a holandesa Nutreco fizeram uma joint venture para atuar no mercado de alimentação e nutrição animal no Brasil e criaram a Nutreco Fri-Ribe. "Passamos os últimos quatro anos tentando encontrar um parceiro que nos ajudasse a crescer de forma consistente. Com a Nutreco, as negociações ocorreram nos dois últimos anos até que a operação fosse concluída", afirma Eduardo Marchesi de Amorim, diretor-presidente da nova companhia.

A brasileira Fri-Ribe e a holandesa Nutreco fizeram uma joint venture para atuar no mercado de alimentação e nutrição animal no Brasil e criaram a Nutreco Fri-Ribe. A empresa brasileira ficou com 49% do capital social da nova companhia e a Nutreco, com 51%. O grupo holandês é um dos maiores do mundo no mercado de nutrição animal, com faturamento global anual da ordem de € 5 bilhões.

Apesar da maior participação da empresa holandesa, a gestão da nova companhia será feita pelo grupo brasileiro e as decisões estratégicas serão tomadas conjuntamente. Cada uma das empresas terá dois assentos no conselho administrativo da Nutreco Fri-Ribe, sendo que a execução ficará a cargo da Fri-Ribe, que colocou à frente do processo Eduardo Marchesi de Amorim, a segunda geração da família no comando da empresa.

“Passamos os últimos quatro anos tentando encontrar um parceiro que nos ajudasse a crescer de forma consistente. Com a Nutreco, as negociações ocorreram nos dois últimos anos até que a operação fosse concluída”, afirma Amorim, diretor-presidente da nova companhia. A meta da Nutreco Fri-Ribe é estar entre as duas maiores do mercado nos próximos dez anos.

Na prática, a união entre as duas empresas permitirá que os produtos e tecnologias desenvolvidos pela Nutreco no exterior sejam trazidos para ser produzidos no Brasil. A Fri-Ribe tem cinco unidades de produção nos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Ceará e Piauí, que processaram 140 mil toneladas no ano passado e serão a base operacional da nova empresa.

Um terço das vendas da Fri-Ribe no Brasil é destinado ao segmento de alimentação de bovinos de corte e de leite. Outro terço se refere às vendas para a aquicultura e o restante está dividido entre os segmentos de aves, suínos, animais de companhia e equinos. Em 2009, a empresa registrou faturamento de R$ 143 milhões.

“Temos 8 mil quilômetros de costa e 14% da água doce do mundo. Existe um potencial de crescimento muito grande neste segmento [aquicultura] já que o consumo per capita de pescados ainda é baixo perto de outras proteínas”, afirma Amorim. Ele lembra ainda que, no caso da pecuária bovina, ainda há um baixo grau de intensificação.

Além de fechar a joint venture com a Fri-Ribe, a Nutreco conseguiu no fim do ano passado a aprovação dos órgãos antitruste da União Europeia para concluir a compra da operação em nutrição animal da Cargill na Espanha e Portugal. O negócio envolve 12 instalações para produção de 700 mil toneladas, com vendas anuais estimadas em € 240 milhões.

A matéria é de Alexandre Inacio, publicada no Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

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