Rodrigues pede R$ 78 mi para reforçar combate à aftosa
13 de outubro de 2005
Por falta de aviso não foi!
17 de outubro de 2005

Friboi exportará via Goiás

Goiás tende a ser beneficiado com o embargo da exportação da carne bovina brasileira vendida por São Paulo (SP), Mato Grosso do Sul (MS) e Paraná (PR). A guinada inicial na economia goiana será dada por um dos maiores frigoríficos do País, o Friboi. Ontem, após analisar os reflexos do foco de aftosa no Mato Grosso do Sul, a empresa decidiu transferir a exportação da carne in natura, que hoje acontece por São Paulo, para Goiás.

O reordenamento da produção interna e externa do estabelecimento coloca o Estado como pólo exportador de carne in natura maturada. Apesar de garantir que o deslocamento de produção, beneficiará o Estado em virtude do aumento do volume do que é produzido em território goiano. O Friboi ainda não tem dados sobre geração de emprego e crescimento da produção.

No cenário anterior ao veto do fornecimento de carne oriunda de alguns Estados brasileiros, Goiás aparece como produtor para atendimento dos mercados internos e externos. Já com a nova estratégia do grupo, o Estado produzirá apenas para abastecer o mercado internacional. Unidades situadas no Mato Grosso, Minas Gerais e Rondônia também terão a exportação como eixo norteador.

Fonte: Diário da Manhã/GO (por Giselle Vanessa Carvalho e Karine Rodrigues), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.