O Risco da “Mala sem Alça”
6 de outubro de 2004
Enquete BeefPoint: como promover a união dos produtores
8 de outubro de 2004

Friboi lança carne orgânica para incrementar vendas no varejo

O Grupo Friboi, maior abatedor de gado do País, com média diária de 12.000 cabeças, está olhando mais de perto seu consumidor, com uma estratégia de fortalecimento das vendas no varejo.

Após o lançamento da linha Maturatta, marca de carnes especializadas para churrascos, o Friboi acaba de lançar mais uma marca, a Organic Beef. A linha é composta por cortes refrigerados e produtos congelados, produzidos sob certificação orgânica.

A carne é produzida pelos membros da ASPRANOR (Associação Brasileira dos Produtores de Animais Orgânicos). As unidades de abate e processamento do Friboi, e as fazendas que pertencem à ASPRANOR, são certificadas pelo IBD (Instituto Bio Dinâmico), e em todas as embalagens constam o selo de certificação e a marca Boi D´Terra que garante a procedência do gado orgânico, além da marca Organic Beef.


São 15 opções de cortes in natura embalados à vácuo em porções de até 1,6 kg. A área de congelados engloba a carne moída em bandeja com 600g e hambúrguer de 56g, considerado padrão, e o de 120 g, que também pode ser preparado na grelha. Ainda está para chegar às gôndolas a linha de miúdos que irá apresentar língua, dobradinha, rabada, isca e filé de fígado.

“A grande novidade fica por conta dos hambúrgueres. Eles são os primeiros hambúrgueres orgânicos lançados no País”, explica Flávio Saldanha, gerente de marketing do Friboi na divisão de produtos in natura.


Saldanha conta que foi realizada uma pesquisa de 6 meses junto aos consumidores antes do lançamento da linha orgânica. “Agora estamos fazendo um trabalho forte nos pontos de venda. Estão sendo feitas ações de degustação, abordagem e uso de material promocional como banners, faixas de gôndola, wobblers e volantes”.

Já possuem produtos orgânicos com a marca Organic Beefem suas gôndolas os varejistas Wal Mart em São Paulo, Minas Gerais e Curitiba; o Carrefour de São Paulo e do Rio de Janeiro; o Angeloni em todo o Estado de Santa Catarina e o Muffato no Paraná.

“Estamos em conversação com o Pão de Açúcar, o Santa Maria e o Santa Luzia”, relata o gerente de marketing do Friboi. “Queremos atender o consumidor na melhora forma possível. Iremos elaborar livros de receitas, dar dicas, cursos, e realizar o clube do churrasco. O primeiro irá ocorrer nos restaurantes e na churrascaria do Clube Pinheiros, em São Paulo, onde realizaremos ações de marketing”.


“Apesar de já estarmos exportando para o Carrefour da França, nosso foco principal é o mercado interno, por isso estamos realizando este trabalho forte junto ao consumidor”. O preço da linha orgânica deverá ficar entre 15 a 20% acima dos valores da carne convencional.

Fonte: Equipe BeefPoint

1 Comment

  1. hamilton joão liparotti neto disse:

    De suma importância a certificação orgânica da carne nacional, pois além de ganho para o produtor em rentabilidade, há um ganho extraordinário para o país, pois é um marketing super positivo em relação a qualidade do produto que é produzido no país, e que deixa os nossos concorrentes de orelha em pé, pois não há o que questionar sobre a qualidade de uma carne que é certificada, e é claro: ganha o consumidor, pois têm um derivado protéico animal livre de produtos químicos e com alta sanidade.