O Grupo JBS-Friboi firmou-se como o primeiro frigorífico brasileiro a implementar uma ferramenta de gestão de qualidade nas fazendas fornecedoras de animais. Chamada de Friboi Quality Farms, a iniciativa visa preparar os produtores para o EurepGap e adquirir animais certificados.
O Grupo JBS-Friboi firmou-se como o primeiro frigorífico brasileiro a implementar uma ferramenta de gestão de qualidade nas fazendas fornecedoras de animais. Chamada de Friboi Quality Farms, a iniciativa visa preparar os produtores para o EurepGap (Eurep – Euro-Retailer Produce Working Group e Gap – Good Agricultural Practice) e adquirir animais certificados.
O documento normativo é baseado nas boas práticas agrícolas, aplicadas na produção de frutas, vegetais frescos, flores e carne. O objetivo é assegurar integridade, transparência e harmonia dos padrões globais. Os alimentos devem ser produzidos respeitando a saúde, segurança e bem-estar dos funcionários, além de cuidados com o animal e meio-ambiente. Para isso, as fazendas precisam adotar técnicas de produção que minimizem o impacto ambiental, com aproveitamento dos recursos naturais. Também devem possuir condições de higiene que assegurem a qualidade dos alimentos e um sistema de rastreabilidade.
Seguindo esses padrões, o acesso dos produtos in natura ao mercado internacional fica facilitado. “A tendência é que mercados, principalmente externos, busquem cada vez mais produtos com a certeza de terem sido produzidos dentro das mais estritas normas e padrões de qualidade e ética aceitos mundialmente. Para o Grupo JBS-Friboi a busca por essa qualidade é automática, já que a empresa tem como foco a excelência e para isso desenvolveu um projeto para apoiar a cadeia como um todo em prol do atendimento das exigências para a certificação da EurepGAP”, diz o Diretor do Friboi Quality Farms, Iain Mars.
O Grupo JBS disponibiliza uma equipe de profissionais capacitados para orientar e treinar os pecuaristas para que possam requisitar a certificação. A equipe é formada por veterinários, zootecnistas e técnicos agropecuários. As fazendas pré-selecionadas são contatadas e, quando aceitam participar do programa Friboi Quality Farms, passam por uma pré-auditoria e iniciam-se os trabalhos para adequação. “O EurepGap é uma ferramenta de gestão que apresenta informações sobre pontos fortes da propriedade e pontos que precisam de mais atenção. Assim, possibilita um planejamento eficiente, remanejamento de recursos e alocação de ganhos, fortalecendo o negócio”, explica o Gerente do Friboi Quality Farms, Leonel Almeida. Como a norma é relativamente nova (a aplicação em fazendas e animais foi criada em 2004), os produtores que de imediato buscarem se adequar, terão um diferencial ao fornecer seus produtos.
Com o programa, o Grupo JBS-Friboi busca uma união de forças em prol do fornecimento de carnes produzidas de modo ético e profissional. “O Friboi Quality Farms faz com que o produto brasileiro seja competitivo no mercado, agregando valor aos produtores, garantindo qualidade aos clientes e a satisfação do consumidor final”, finaliza Iain Mars.
As informações são da assessoria de imprensa do Grupo JBS-Friboi.
3 Comments
Tenho propriedade em Formoso (Goiás) e tive acesso ao manual de boas praticas agropecuárias através da Embrapa/MT e adequei o que estava ao meu alcance. Agora vendo este trabalho da Friboi e entendendo que nossa grande oportunidade está realmente na agregação de valores, gostaria de participar deste grupo. Achei de extrema valia esta iniciativa do Friboi.
Ao Grupo JBS-Friboi, Programa Friboi Qualty Farms, parabéns pela grande iniciativa, ao diretor Iains Mars ao gerente Leonel Almeida e a toda equipe de profissionais de campo. Sou veterinário e participei ativamente do lançamento da certificação no Brasil.
Estive morando no México, na Nova Zelândia e agora estou nos Estados Unidos. Sei da importância e do desafio que é a qualificação de nossos produtos, principalmente da carne bovina. Por isto mais uma vez felicito o Grupo Friboi e a esta equipe do Quality Farms.
Atenciosamente.
Ricardo Cauduro
Sou estudante de administração, em Porto Velho/RO, e venho por meio desta parabenizar a equipe do Quality Farms pela excelente iniciativa. É pena que em Rondônia, um estado tão rico na produção de carne bovina, não tenha projetos para incentivar os produtores, como este que o grupo vem fazendo. São precisos grupos assim para o Brasil ser campeão em qualidade animal e vegetal.