A meta do grupo JBS-Friboi é dobrar o número de abate de animais orgânicos este ano e chegar a 1.500 cabeças por mês. Em 2007 esse número deve chegar a 2 mil. Apesar de representar apenas 0,5% do total de abate do grupo, o segmento remunera com valores de 10% a 15% maiores que o produto convencional. No ano passado os orgânicos foram responsáveis pelo faturamento de R$ 4,2 bilhões.
Quando estreou neste segmento, há dois anos, o grupo abatia 600 animais. “O aumento do abate depende dos investimentos dos pecuaristas em ampliar a oferta de animais. Temos absorvido quase a totalidade da oferta”, destacou Campos.
O Friboi vende a carne in natura e industrializada sob a forma de hambúrgueres. A linha, batizada de Organic Beef Friboi, é vendida nas regiões Sul e Sudeste em redes como Carrefour. Em breve o produto deve chegar também ao Wal-Mart e à Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), dona do Pão de Açúcar.
O hambúrguer orgânico do Friboi, o primeiro do Brasil, que foi comercialmente lançado no início do ano passado, disputa uma fatia do mercado que movimenta R$ 400 milhões por ano no Brasil, segundo reportagem de Lúcia Kassai para a Gazeta Mercantil.