Frigorífico adulterou certificado sanitário enviado à UE

A indústria de carne bovina, que vem tendo atritos com os europeus, pode enfrentar mais um sério problema. Um frigorífico de Mato Grosso adulterou o certificado sanitário internacional de carne que foi enviada à União Europeia. Pecuaristas e exportadores estão apreensivos.

A indústria de carne bovina, que vem tendo atritos com os europeus, pode enfrentar mais um sério problema. Um frigorífico de Mato Grosso adulterou o certificado sanitário internacional de carne que foi enviada à União Europeia.

Pecuaristas e exportadores estão apreensivos. As exportações para os europeus -que começam a tomar fôlego depois da interrupção ocorrida há dois anos- podem sofrer novos questionamentos. A interrupção das importações pelos europeus ocorreu devido à insuficiência de garantias sanitárias e de qualidade.

Eventuais retaliações da União Europeia podem ser amenizadas porque foi o próprio Ministério da Agricultura que descobriu a fraude e comunicou aos europeus.

A licença de exportação do frigorífico foi suspensa, e os 12 contêineres de carne estão parados em portos europeus. A Europa é importante para o Brasil porque é a que melhor remunera.

O BeefPoint está em contato com a Abiec e Mapa para trazer mais informações, esclarecimentos e próximos passos sobre essa situação.

As informações são do Jornal Folha de SP, na coluna Vaivém das Commodities (por Mauro Zafalon), adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Atualização em 26/02/2010, às 15:20hs

Uma fonte da indústria, que pediu para não se identificar, informou que o frigorífico em questão é o Arantes. O fato ocorreu há cerca de dois meses. Atualmente a planta não está abatendo animais e está suspensa para exportação para todos os mercados (não apenas UE) pelo Mapa.

O BeefPoint também conversou com Otávio Cançado, diretor-executivo da Abiec, que afirmou ser um problema isolado e elogiou a atuação do ministério na condução do caso. Segundo ele, o Mapa realizou uma auditoria “pente fino” em diversas empresas exportadoras e nada encontrou, além desse caso isolado. Além disso, o Mapa foi pró-ativo em comunicar as autoridades sanitárias da UE, que chegam na semana que vem para uma auditoria de rotina.

O BeefPoint contactou o Mapa e também o frigorífico Arantes, aguardando seus comentários e esclarecimentos. Essa notícia será atualizada, quando recebermos mais informações.

Atualização em 26/02/2010, às 17:50hs

O BeefPoint recebeu email da assessoria de imprensa do Mapa, com a seguinte mensagem:

Ainda não há informação oficial do Ministério da Agricultura sobre este assunto, que está em análise. Portanto, quando houver dados informaremos. As informações publicadas na coluna do jornalista Mauro Zafalon foram apuradas por ele diretamente com o setor produtivo.

0 Comments

  1. Paulo Victor Dias Borba disse:

    Parabens ao MAPA que descobriu a fraude e puniu os infratores. E com essas e com outras atitudes que estamos enfretando tantos embargos e restrições perante ao mercado externo. Precisamos agir com transparencia e provar que nossa carne e de qualidade.

  2. jose carlos bachiega disse:

    Como voces falam que o frigorifico adulterou o selo e nao diz o nome do infrator. Acho que deveria informar corretamente aos leitores quem realizou esta falcificação

  3. diego thales vilela disse:

    O negocio já está ruim e acontece um negócio desse, pior de tudo quem sofre somos nós pecuaristas, os frigorifico, qualquer desvio eles tem o famosa BNDS, já o pecuarista tem os bancos para precionar quando atraza alguma prestação.

  4. renato de barros porta disse:

    A REPORTAGEM DEVE CONTER O NOME DO FRIGORIFICO FRAUDADOR. SENAO NAO NOS DIZ NADA.

  5. Adriano de Escobar Vilela disse:

    Que beleza esse BRASIL hein,isso é uma vergonha,nossos governantes precisam tomar vergonha na cara e tomar providencias mais rigorosas.
    Desse jeito nunca seremos respeitados por ninguem
    Voces tem que colocar na mídia pra ninguem mais vender boi pra esses malandros

    VERGONHA,VERGONHA ,VERGONHA

  6. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Lastimável que ainda tenhamos desvios deste tipo. Mas espero que o fato dos controles do MAPA terem detectado o problema antes da UE e que as medidas cabíveis já tenham sido tomadas evite retaliações.

    Att,

  7. Luiz Sérgio Dias da Silva disse:

    O MAPA não deve ocultar o Nome da Empresa.
    Se fez isso com certificação Internacional, pode muito bem fazer coisas semelhantes com carnes vendidas aos consumidores daqui.

    Não faz sentido ocultar.

  8. Louis Pascal de Geer disse:

    Deve ser tratado como sendo um crime contra a segurança alimentar e contra a pecuaria brasileira. O Bicho tem nome???

  9. ANTONIO ALBERTI disse:

    Boa tarde,

    referente a noticia acima queremos informar que boa parte da mercadoria já foi consumida ou utilizada nas industrias.
    A carne ainda em estoque está sob sequestro dos serviços Sanitarios e os produtos que utilizaram aquela carne, e aida não consumido serão distruido. O dano é muito , muito grande.

    Atenciosamente,

    Antonio Alberti

  10. Alexandre Anadrade disse:

    Só acho que deveriam divulgar o nome deste frigorífico. Afinal, será posta em dúvida a qualidade de nossa carne. E a não divulgação do nome destes estelionatários se caracteriza como CORPORATIVISMO!

  11. José Oton Prata de Castro disse:

    Sinceramente, depois de tudo que o País passou em relação ao CE no comercio de carne, se veridica esta informação só PENA DE MORTE para os falsários.

  12. Osvaldo Chibiaque de Lima disse:

    Eta cultura tupinquin, enquanto produtores e industria sérias trabalham

    intensamente quer melhorando seu rebanho,investindo em genética,pas

    tagens e manejo,a fim de que possam produzir carne de qualidade,acei

    ta pelos mercados mais exigentes,mas que,também remuneram melhor,

    alguns aproeitadores,acostumados com ganho fáceis,temtam burlar as

    normas para extrair proveito financeiro.Diante de tamanha atrocidade,-

    industrias que assim procedem,deveriam ser fechadas e seus dirigentes

    serem presos.Tal atitude das autoridades,demostraria respeito não só

    pelos que trabalham sério,mas pela pr´pria credibilidade de nosso

    querido Brasil.Parabens ao MAPA,nem tudo esta perdido,ainda há uma

    luz no final do túnel…..

  13. Luiz Sérgio Dias da Silva disse:

    Nada do que foi dito responde a questão principal.
    Acreditar que o habitante da UE é mais Humano que o brasileiro, é piada e submissão.

    Se uma planta, seja quem for, adultera documentos internacionais, fica claro que o sistema é falho.

    Pior ainda, é o MAPA nao reconhecer as falhas e ainda “encobrir” o fato o que em ultima analise resulta em duvidas quanto ao sistema e controle da carne consumida aqui mesmo no Brasil.

    Não há fontes ou nomes a preservar. Erram todos, Folha, Beef Point, ABIEC, Cançado, Zafalon e aqueles que repercutem a noticia de carater apenas alarmista ja que o protagonista está sendo “blindado”.

    Sérgio

  14. Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

    Olá Luiz Sérgio Dias da Silva,

    Obrigado pelo comentário, mas discordo da sua posição.

    Pelo que apuramos, o Mapa está fazendo um bom trabalho. Foi ele que identificou o problema (fraudes ocorrem em qualquer lugar do mundo) e tomou todas as medidas necessárias.

    Vamos publicar mais detalhes, assim que tivermos mais informações.

    Obrigado. Abs, Miguel

  15. Luiz Sérgio Dias da Silva disse:

    Prezado Miguel.

    Aceito a discordância. Não aceito, entretanto, o Argumento.
    Enquanto tudo isso ocorre, produtos de tal planta continuam sendo vendidos aqui no Brasil. Ou seja, os estrangeiros são mais gente que nós.

    O colunista da Folha, assim como a maioria dos comentários expostos, alertam APENAS para o risco de não termos mais a UE como mercado de nossos produtos, o que realmente preocupa. Maior ainda a preocupação quando não se vê o nome da empresa divulgado já que isso daria, ao menos, conhecimento ao publico que ai sim poderia exercer o livre arbitrio de comprar ou não o produtos de tal empresa aqui no mercado interno.

    Enfim, a apuração do Beef Point não deve constituir julgamento. Deve constituir, apenas e tão somente, consistência na informação divulgada.

    Atentamente,

    Luiz Sérgio Dias da Silva.

  16. Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

    Olá Luiz Sérgio Dias da Silva,

    Bom dia. Pelo que levantamos, a planta em questão não está abatendo / processando carne.

    Não me parece ser uma questão de contaminção ou risco a saúde pública, nesse caso em específico, mas em adulteração/falsificação de documentos para acessar outros mercados.

    Não estou fazendo juízo nesse caso. Estamos trabalhando para trazer a informação mais correta possível.

    Obrigado pela participação. Abs, Miguel

  17. Orlando Vieira de Figueiredo Silva disse:

    Caro MIGUEL, se sabes quem é o infrator por que não divulgar o nome da empresa, será que isso tb é segredo de justiça, será que tem justiça neste País pra prender estes fraldadores, acho que pra industria Frigorifica não tem justiça que va contra ela, mas se for o Produtor que falsifica, esse tava na cadeia.
    Vamos dar nomes a essa boiada.
    Isso se tiver qualidade.

  18. Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

    Olá pessoal, boa tarde.

    A informação está no texto acima, atualizado na sexta, as 15:30hs.

    Uma fonte da indústria, que pediu para não se identificar, informou que o frigorífico em questão é o Arantes. O fato ocorreu há cerca de dois meses. Atualmente a planta não está abatendo animais e está suspensa para exportação para todos os mercados (não apenas UE) pelo Mapa.

    Abs, Miguel

  19. leonardo nunes costa disse:

    Boa Noite,

    Nao sei porque tantos elogios ao MAPA, pois se considerarmos que em cada empresa frigorifica tem um represente (fiscal agropecuario) do MAPA e que a cada 2 a 3 meses se é feito uma auditoria de processos industriais e nas documentações emitidas pela empresa, isto nao poderia ter chegado a esse ponto…pois se existe um orgao que fiscaliza dentro do frigorifico, sera que ele tambem nao esta apar da situação de fraude? a verdade é que tudo gira em torno do R$, quem pode pagar e quem pode receber para facilitar as coisas…quem sofre com isso sao os asalariados desta empresa que alem de estar passando por um longo periodo de crise, agora sofre as consequencias com este frigorifico parado e sem saber se voltara a funcionar, isso devido as ganancias dos mais poderosos…

    Léo

  20. Jean-Yves Carfantan disse:

    A planta em questao deveria ser fechada definitivamente. Em outros cantos do mundo é assim que funciona. Pois é crime mesmo.

    JY Carfantan.

  21. Vanderlei Zaneti disse:

    Situação crítica! E agora como fica a situação desta empresa? A credibilidade com seus credores irão para o espaço depois que for divulgada o nome da empresa fraudadora.

  22. Anderson Tavares dos Santos disse:

    Que sirva de alerta a todos nós, cada vez mais nossa seriedade e o profissionalismo tem que ser um diferencial lá fora, quanto a empresa que cometeu tal atitude, só temos a lamentar…

  23. Lellis Correa Neto disse:

    O frigorifico em questão é o ARANTES ALIMENTOS, de Pontes e Lacerda.

    Espero que não seja so por pressão Européia que os responsáveis sejam punidos.

    Este tipo de fraude pode ter sérias conseqüências para toda a cadeia.

    O que esta em jogo??? Milhões de reais investidos por milhares de agricultores, para receber as certificações de gado para UE.

    A punição deve ser de acordo! Cadeia é o minimo!!!

  24. Osmar Pereira da Fe disse:

    com este fato,fica provado que não existe rastreabilidade real,só no papel,sair um contenere com 25 ton.de uma unidade com papel falsificado?e as informações e rastreamento dos lotes? e o estoque? e a nota fiscal de trânsito? e o certificado eletrônico?e como foi recebido e estufado nos portos?o leitor acima sr luis sergio,tem razão todo a sistemática tem que ser revista,pois tem falhas,por isto que o pessoal da U.E, fica com um pé atraz.

  25. Francisco de Assis F. Rodrigues disse:

    Parabéns a todos os senhores que opinaram a respeito deste problema que pode comprometer as exportações da carne brasileira.

    Parabéns também ao MAPA, pela seriedade exercida nos trabalhos de fiscalização , tanto nas auditorias em propriedades que desejam IMPRIMIR QUALIDADE quanto nas Industrias Frigoríficas habilitadas para exportação de carne para a UE.

    O que me preocupa, é o tamanho da GANÂNCIA de muitos industriais, que além de ter a capacidade de cometer atos criminosos como estes, não querem REMUNERAR os produtores que tem seu produto certificado para exportação.

  26. Paulo Fernandes de Oliveira disse:

    Prezados, com isso vejamos se A NOVA IN fica de uma vez por todas engavetada e deixemos de achar que se liberar gerar a rastreabildiade para qualquer tecnico realizar direto com o MAPA sem as Cetificadoras, se hoje com apenas 25 certificadoras ativas ja nao e facil auditar imagino com mais de 10.000 tecnicos.. com seus CPFs.
    Creio que devemos observar logo logo o frigorifico em questao trocar de NOME e de DONO, para poder continuar Operando, e assim que eles fazem , da um tempinho deixa as coisas esfriarem todo mundo esquecer e dao o jeitinho como sempre e os produtores certamente nao irao receber os seus creditos vencendo e assumirao o calote mais uma vez. SUGIRO OS PRODUTORES ACORDAREM E CRIAREM UM ACOOPERATIVA DE PRODUTORES E COM ISSO ACABAR DE VEZ COM ESSES ATRAVASSADORES E TER UMA REPRESENTATIVIDADE DIRETA COM OS CONTRATOS DE VENDA DE EXPORTAÇAO PARA EVITAR ESSES ASSASSINOS DE MERCADO.
    E minha opinião.

  27. Tiago Auad da Fonseca Reis disse:

    Realmente este fato é lastimável para a indústria de carnes. Atitudes como esta pode colocar em risco várias plantas que exportam para UE, ou seja, queimar nosso filme perante à UE em relação a produção de carnes. Isto acaba com o serviço e dedicação de várias empresas que lutam pela qualidade de seus produtos (inclusive a minha) para que possam exportar carnes à UE. Podendo até mesmo a UE desisitir e parar de comprar carnes no Brasil, pois devido a este fato deixaremos de ser confiaveis. Então sugiro a todos e principalmente ao MAPA que trabalhe com mais rigidez com este caso e que não perdoe em hipótese alguma tal atitude “criminosa” da empresa, pois ela pode estar afetando a produção e exportações de carnes em nosso país.

    Vamos abrir o olho pessoal.

    Att.

  28. ailton aparecido de oliveira disse:

    Arantes alimentos , saindo de uma recuperaçao da crise , entra num titanic e complica uma cadeia de produtores e frigorificos , fico feliz em saber que o ministerio agiu rapido

  29. devair aparecido barros disse:

    É preciso que o Mapa fique de olho, pois deve ter cachorro grande nessas certificações. Pegaram um pequeno dessa vez.

  30. naves jose bispo disse:

    Que pena!!! sou um produtor modesto,mas etico,respeito calendarios de vacinaçao ,nao uso subprodutos de origem animal,guardo carencias e quarentenas ,cuido das dosagens ,faço minha contabilidade corretamente.ok…mas para que,para quem,porque fazer tudo como me ensinaram meus antepassados, estes sim homens de primeira qualid e vivo uma brutal concentraçao nas plantas,estas sempre alavancadas em verbas publicas que saem da contabilidade do tao anun ciados pacote agropecuario que pouca gente ve,quase niguem tem acesso,mas para os grandes que sonegam,armam fraudes milionarias,porque nao dizer bilionairas,jogam com a contabilidade,usurpam de todas s formas de acordos para achatarem a renda dos desorganizados produtores ,agora some se isto falsificam documentos,mostrando total desinterrese ao agronegocio brasileiro,mas la esta o nosso b n d s,a bancar tudo,associa se a esta empresas,banca afraude,financia o cartel,mas e o etico,ha este esta com sua garantia real comprometida,que pena,nao estamos operando esta linha senhor,a cfarteira esta fechado,quem sabe em maio abra,ne!!!!!

  31. Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

    Olá Roberto Trigo Pires de Mesquita,

    Obrigado pelo seu comentário. Ele agrega nessa discussão e na busca por mais informações. Vamos encaminhar sua questão a assessoria de comunicação do Mapa.

    As informações que temos é que a carne exportada foi retida no porto, na Europa, antes de ser comercializada/escoada, ou seja, o recall da carne relacionada ao documento fraudado não foi comercializada.

    Obrigado. Abs, Miguel

  32. ruben osvaldo martinez santana disse:

    Perguntar não Ofende: a)Quantos frigorificos ,exportadores ou não, temos no Brasil? B) Quantos fiscais a tempo integral nas industrias temos ?;C) Porque empresas de alimentos (laticinios, frigorificos) substituem aos Medicos Veterinarios por outras profissões que nada tem a ver com o tipo de controle que no ciclo produtivo UNIVERSALMENTE é tarefa de Medicos veterinarios (é de preferencia,estes, com boa prática ,conhecimento e bom senso);D)Porque esta noticia se trata como uma contravenção leve (parece que assim seja) quando compromete a imagem brasileira que se diz queremos construir? ;F) qual é a responsabilidade social, a de imagem de seriedade (ou Brasil e carnaval, futebol, mulher pelada e desmatamento?), que atitudes assim demonstram?;G) Como foi possivel que o fato de fraudar os documentos conseguisse passar por organismos oficiais de controle e so saisse quase na ultima hora o “descobrimento” da anomalia?

    Respondendo estas perguntas, veremos que MUITO ainda devemos fazer para sermos e parecer bons e serios…

  33. Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

    Olá Ruben, obrigado pelo seu comentário que nos leva a reflexão. Você tem razão, por mais “leve” que seja, é um problema a nossa imagem, que estamos tentando construir. Abs, Miguel

Mercado Físico da Vaca – 25/02/10
25 de fevereiro de 2010
Mercados Futuros – 26/02/10
1 de março de 2010