O Frigorífico Intercoop, de Nova Mutum, MT, recebeu no último fim-de-semana incentivos fiscais da ordem de R$ 25 milhões do governo. A empresa foi enquadrada no Programa de Desenvolvimento Industrial de Mato Grosso (Prodei), que concede postergação fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em um prazo de até 15 anos. O contrato foi assinado pelo secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, Carlos Avalone, e pelo presidente da Intercoop, Otaviano Olavo Pivetta, no próprio município.
Segundo Avalone, o Prodei tem sido o instrumento mais eficaz para incentivar o crescimento da indústria em Mato Grosso. O programa já postergou mais de R$ 1 bilhão neste ano. Na sua opinião, o frigorífico Intercoop tem papel fundamental tanto no desenvolvimento econômico quanto social do médio norte do Estado.
A postergação fiscal do frigorífico de Nova Mutum é referente à segunda etapa do empreendimento, que deve gerar 789 empregos diretos, oferecendo oportunidade de trabalho para os moradores da região. A ampliação fará com que o frigorífico tenha capacidade de abate para três mil suínos por dia. A empresa produz carne de porco industrializada, como costela, bacon e lingüiça, distribuídos para o Mato Grosso e outros estados brasileiros.
Fonte: Diário de Cuiabá, adaptado por Equipe BeefPoint