A Campofrío Alimentación, maior companhia da área de carnes processadas da Espanha, informou ontem que espera que o seu lucro em 2002 aumente cerca de 21%, como conseqüência da redução de custos e os benefícios de outras empresas de alimentos que ela adquiriu.
O lucro líquido da companhia deverá aumentar de 26 milhões de euros (US$ 22,91 milhões) para 31 milhões de euros (US$ 27 milhões), segundo divulgado ontem em Madri. A Campofrío prevê um crescimento de 5% nas vendas, totalizando 1,6 bilhão de euros, ou US$ 1,41 bilhão.
“Em 2002 e 2003 a empresa concluirá a sua reorganização na Espanha”, informou um porta-voz da companhia. A empresa de carnes também informou que espera economizar 9,5 milhões de euros (US$ 8,37 milhões) em 2002 ao reduzir custos depois das aquisições da Omsa Alimentación e do Grupo Navidul.
A empresa está tentando captar 100 milhões de euros (US$ 88,12 milhões) com a venda de novas ações para financiar a expansão de suas atividades na Espanha e em outras partes da Europa. A companhia, cujo atual valor de mercado é de 449 milhões de euros (US$ 396 milhões), já se expandiu para países como Polônia e Rússia.
Segundo um porta-voz, a empresa está vendendo 13,2 milhões de ações por 7,59 euros cada uma, o que é inferior ao atual preço das ações. Os investidores podem inscrever-se para comprar ações até 15 de maio. No pregão de ontem, as ações aumentaram 39 centavos de euro, ou 3,5%, para 11,57 euros.
A empresa frigorífica tem um acordo para a venda de derivados de carne como bologna, uma variedade de salsichão, e salsichão de fígado, com a marca Oscar Mayer.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint