O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) distribuiu ontem (20) nota técnica informando que não foi cassado o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do frigorífico Margem, localizado no município goiano de Rio Verde, conforme notícia veiculada pela imprensa.
Segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, o que ocorreu foi apenas a suspensão temporária da certificação dos produtos originários daquele estabelecimento para exportações destinadas aos países da Comunidade Econômica Européia (CEE). Sendo assim, o SIF continua garantindo a qualidade do produto oriundo do estabelecimento.
O diretor-comercial do Margem, Wagner Diniz, lamentou a interpretação errônea dada ao episódio e esclareceu que o frigorífico continua suas exportações normalmente, salvo para a União Européia. “É um mercado que conquistamos a partir de dezembro passado e para o qual vamos retomar as exportações assim que nos adequarmos aos seus requisitos”, disse.
Diniz explicou que isso não significa que o frigorífico não esteja cumprindo norma sanitária, mas tão somente que o importador faz suas próprias exigências ao fornecedor.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e O Popular/GO (por Edimilson de Souza Lima), adaptado por Equipe BeefPoint