Pecuária de corte ganha nova entidade nacional
16 de julho de 2025
Produção global de alimentos deve crescer cerca de 14% até 2034, diz relatório
16 de julho de 2025

Frigoríficos do PR já podem iniciar exportações para o Chile

O Chile oficializou nesta semana o reconhecimento do Paraná como zona livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica. O anúncio havia sido feito em abril por ocasião da visita do presidente chileno ao Brasil. No entanto, só agora os frigoríficos paranaenses poderão pedir a habilitação e iniciar os embarques para o país.

Segundo o acordo feito pelo Brasil com o país sulamericano, as habilitações serão pré-listing. Isso quer dizer que as plantas não precisarão passar pela inspeção da autoridade chilena. A habilitação será dada pelo próprio Brasil seguindo as orientações do Chile. Na prática, isso encurta o processo.

“Em alguns dias já devem sair os primeiros carregamentos do Paraná”, destacou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luís Rua.

Essa janela deve beneficiar as exportações de carne suína e de carne bovina do estado. A oficialização foi comemorada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O Paraná acumula a terceira posição entre os estados que mais venderam carne suína ao exterior nos seis primeiros meses deste ano, com 111,3 mil toneladas.

“Vai abrir um grande mercado. O Paraná é um grande produtor de carne suína, tem projetos inclusive de crescimento da suinocultura paranaense e isso abre uma porta bastante positiva”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin, ao Agro Estadão. Ele ainda complementa que ainda não é possível ter uma projeção do crescimento das exportações, mas afirmou que “vai dar um impulso” principalmente na participação do Paraná.

Fonte: Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *