Você sabe para que serve um boi?
25 de março de 2004
Mapa edita novas normas para prevenir “vaca louca”
29 de março de 2004

Frigoríficos sofrem com greve dos fiscais

A greve dos fiscais do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) paralisou indústrias de processamento de carne de todo país. Só no estado de Santa Catarina o prejuízo ultrapassou a ordem de R$ 15 milhões por dia. Em Uberlândia, Minas Gerais, acontece o mesmo.

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Uberlândia (Siau), várias empresas que trabalham no setor frigorífico do município, como a Sadia S.A., que tem uma produção diária de 270 toneladas, estão acumulando perdas.

O setor agroindustrial vem sofrendo com a paralisação: frigoríficos deixaram de funcionar nos últimos dias devido à falta de inspeção federal e longas filas de caminhões se formaram em estradas.

O Siau impetrou um mandado de segurança em desfavor do Chefe de Serviço de Inspeção Federal requerendo que os grevistas de Uberlândia voltem ao trabalho. A Justiça Federal de Uberlândia deferiu o pedido no último dia 19, compelindo os grevistas que voltassem ao trabalho ou que outros profissionais fizessem o serviço. “As empresas não podem arcar com os prejuízos sem agir de alguma forma, enquanto o governo federal e os fiscais procuram entendimentos para pôr fim à greve”, afirmou o presidente do sindicato, Luiz Humberto Teixeira.

Fonte: Jornal Correio/Uberlândia, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.