Parceiro Lagoa – Fazenda em destaque
11 de novembro de 2005
SP libera entrada de gado para abate do MS e PR
17 de novembro de 2005

Fundepec SP será relançado amanhã

O surgimento de focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul continua mobilizando as lideranças da pecuária brasileira.

Exemplo disso é o relançamento do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado de São Paulo (Fundepec), amanhã, em São Paulo. O órgão, que funcionou entre 1990 e 2000 como representante do setor privado na Secretaria da Agricultura paulista, no programa de erradicação da aftosa, teve seu convênio com a Defesa Agropecuária encerrado em 2000.

Segundo o consultor do fundo, João Gilberto Bento, o órgão está se preparando para retomar as ações na defesa animal, firmando-se, principalmente, como fundo indenizatório e emergencial e de financiamentos e ações preventivas. “Queremos envolver a bovinocultura, a avicultura, a suinocultura e outras atividades de produção animal que dependem de defesa agropecuária.” A idéia, explica, é funcionar nos modelos do Fundepec de Goiás e do Paraná, que estão estruturados dentro dessa proposta.

A origem dos recursos para essa finalidade ainda está em estudo. Em Goiás e no Paraná, eles são provenientes de taxas no abate, por cabeça ou por volume de carne ou leite produzidos. No passado, o Fundepec atuou no programa Novas Alianças Mercadológicas em SP, que unia produtor, indústria e varejo no Programa do Novilho Precoce. Atualmente, tem como principal atividade a qualificação dos fornecedores de carne para o Grupo Pão de Açúcar.

Fonte: Estado de SP, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.