O ministro do Desenvolvimento, Luís Fernando Furlan, disse anteontem que pretende criar uma secretaria específica para cuidar da promoção comercial do Brasil no exterior.
Furlan pretende colocar nessa tarefa cerca de 90 técnicos de comércio exterior que foram contratados pelo ministério no ano passado. “Vamos colocar essa garotada para correr o mundo. Não quero ninguém pilotando escrivaninha”, disse.
Para ele, a atual Secretaria de Comércio Exterior está mais voltada para a normatização do comércio e para o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior). Por isso, será necessário criar uma estrutura para promover os produtos do país no exterior. Esse trabalho será desenvolvido com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Ontem, os dois têm uma reunião com o representante comercial do governo americano, Robert Zoellick. Os EUA são o principal parceiro comercial do Brasil.
A “venda” do Brasil no exterior também foi ressaltada pelo ex-ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral. Ele costumava dizer que era necessário levar os empresários “pela mão” para conhecer novos mercados. Amaral fez várias viagens com empresários para países como China e Índia.
Hoje, as exportações estão muito concentradas nos EUA, que têm uma participação de 25,44% nas compras de produtos brasileiros, de acordo com informações acumuladas para o período janeiro/novembro de 2002.
Até 2001, logo após os EUA vinha a Argentina com uma participação de 8,81%. Em 2001, com o agravamento da crise argentina, houve queda significativa nas vendas para aquele país.
Também há concentração na lista de mercadorias exportáveis, quase todos produtos básicos como soja e minério de ferro. Apenas 12 produtos representam 38% das vendas para o exterior.
Furlan disse ainda que quer trazer muitas pessoas do setor privado para o governo. “Temos que incentivar essas pessoas a se engajarem nas propostas de mudanças anunciadas pelo novo governo e aguardada pela maioria da sociedade”, argumentou o novo ministro do Desenvolvimento, ontem, em Brasília.
Fonte: Diário de Cuiabá, adaptado por Equipe BeefPoint