Nos próximos dias 06 e 07 de dezembro de 2002, a Feira Agropecuária de Avaré/SP receberá a elite do gado CANCHIM. Trata-se do julgamento final para o ranking nacional da raça que, atualmente, é a que mais cresce no país.
Ao todo serão 150 lotes de animais de 14 criadores vindos de estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Segundo Mauro de Carvalho Filho, gerente de eventos da ABCCAN (Associação Brasileira de Criadores de Canchim), o evento encerrará com chave de ouro a programação de 2002. Ao todo foram realizados 22 eventos por todo o Brasil, que contribuíram para uma maior divulgação de informações técnicas, promovendo entre os pecuaristas os debates necessários a respeito da raça. “Acreditamos que o CANCHIM é hoje, o animal que mais se adequa ao perfil de um mercado cada vez mais exigente e globalizado”.
O atual presidente da ABCCAN, Deniz Ferreira Ribeiro, exalta os diferenciais do CANCHIM quando comparado a outras raças: “O canchim é formado de 5/8 de sangue europeu e 3/8 de zebuínos, e se mostrou perfeito para as condições de pasto no Brasil”. Deniz explica ainda que: “Quem usa o Canchim uma vez, não deixa mais de usá-lo, pois a raça possui as três qualidades que todo criador de gado de corte procura em um animal: PRECOCIDADE, ADAPTABILIDADE e a RUSTICIDADE”.
Reconhecida oficialmente em 1981 como a primeira raça de corte sintética nacional (resultado de vários cruzamentos de raças), o Canchim vem, ao longo do tempo, se consolidando como uma opção segura e rentável. Seu plantel cresce 20% ao ano, e seus exemplares de elite já alcançaram valores superiores a R$ 79.000,00.
Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Canchim