Síntese Agropecuária BM&F – 01/09/04
1 de setembro de 2004
ACNB participa das comemorações do Dia do Pecuarista
3 de setembro de 2004

Ganhos das exportações não foram repassados ao produtor

No período de 12 meses compreendido entre agosto de 2003 e julho de 2004, o Brasil obteve faturamento de US$ 2,057 bilhões com remessas de carne bovina ao Exterior, 62% a mais em valor que o total de US$ 1,268 bilhão registrado no período de agosto de 2002 a julho de 2003.

Os reflexos do aumento do volume de exportações e da melhoria dos preços médios, entretanto, não foram repassados ao produtor.

Estudo da CNA e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) mostra que entre janeiro e julho houve uma elevação de 6,86% nos Custos Operacionais Totais (COT), mas no mesmo período o preço do boi gordo pago ao produtor caiu 0,86%.

De janeiro a julho, a suplementação mineral, insumo responsável por 15% dos custos de produção da pecuária de corte, ficou 8,4% mais cara. “Isso é perda de renda e gera desestímulo à produção”, diz o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira.

Fonte: CNA (por Ayr Aliski), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. João Carlos de Araujo Marques disse:

    Esta falta de repasse ao setor no meu modo de ver é a falta de organização do produtor nos Sindicatos, sociedades rurais, federações de agricultura, etc…, com presidentes incompetentes que se perpetuam no poder achando que aquilo ali é de sua propriedade, e tambem é culpa dos associados que não participam com a desculpa de falta de tempo e outras desculpas sem sentido.