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Gaúchos conhecem projeto Pró-Carne

A cadeia da pecuária de corte do Rio Grande do Sul decidiu aderir ao projeto Pró-Carne, que busca reconquistar os brasileiros que deixaram de comprar ou passaram a consumir menos carne bovina nos últimos anos. Paralelamente, o setor desenvolverá ações regionais de promoção. O protocolo de intenção será assinado pela Farsul, Sicadergs e Agas, dia 22, em Porto Alegre.

As regiões Sul e Sudeste foram as escolhidas para implantação por concentrarem 70% do consumo nacional. O programa foi apresentado ontem aos gaúchos na Farsul. Conforme o diretor-executivo do Sicadergs, Zilmar Moussalle, o excedente deve chegar a 120 mil cabeças entre setembro e outubro, quando há desocupação de áreas para plantio de grãos. “É inexplicável que o consumo esteja caindo, mesmo com preço baixo”, argumenta o diretor da Farsul, Fernando Adauto.

A meta nacional do Instituto Pró-Carne é elevar o consumo interno em três quilos por habitante/ano em 18 meses, retomando terreno perdido para frangos e suínos. Segundo dados da Esalq, entre 1995 e 2003, o consumo per capita de carne bovina caiu de 42,6 quilos para 36,3 quilos. A campanha de marketing, salientando os benefícios do produto começou em junho, em SP.

O diretor administrativo do Instituto Pró-Carne, Alexandre Daher Alves, calcula que o incremento per capita em um quilo no país, permitiria aumentar o abate em um milhão de cabeças, melhorando a renda do pecuarista. “Apesar dos resultados das exportações, o produtor está sendo mal remunerado. Que alternativas teremos numa mudança no mercado internacional?”, questiona.

Para bancar a ofensiva, que inclui outdoor e anúncios em rodovias, aeroportos, mídia eletrônica e eventos, foi criado um fundo de arrecadação a ser mantido pelo segmento. Já foram realizados dois leilões com animais doados que garantiram R$ 800 mil para a campanha. Produtores e frigoríficos associados entrariam com R$ 0,20 por boi abatido.

Por enquanto, a campanha pode ser vista em 20 vagões do metrô de São Paulo. Os planos são para que, em outubro, os anúncios também possam ser vistos no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

Fonte: Correio do Povo/RS e Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. paulo cesar teixeira leonel disse:

    Gostaria que nos ajudasse através deste site de grande acesso, vamos nos unir e ajudar a pecuária, um pouco de cada um, fará o muito de todos.

    Gostaria de corrigir apenas o numero de vagões publicado por vocês, não são 20 e sim 200 durante 18 meses.

    Grato pela colaboração.

    Abraços,

    Paulo Leonel
    Diretor de marketing do Pró-Carne