Paraná pode ter pelo menos US$ 230 milhões de prejuízo
23 de dezembro de 2005
Governo do MS não repassa dinheiro ao Fesa
23 de dezembro de 2005

Gaúchos negociam reabertura de mercado uruguaio

Os deputados Berfran Rosado (PPS), presidente da Comissão do Mercosul, e Jerônimo Goergen (PP), coordenador da Frenteagro, e o secretário de estado da Agricultura, Odacir Klein, anunciaram, ontem, a retomada das tratativas que devem resultar na ampliação de exportação de carne de boi para o Uruguai. Os contatos foram mantidos com a Embaixada do Brasil no Uruguai. As exportações foram suspensas em novembro devido aos focos de aftosa registrados no Mato Grosso do Sul.

As tratativas feitas com o embaixador Eduardo Santos resultaram na escolha do dia 6 de janeiro para reunião com representantes do setor no estado. O encontro, a ser realizado em Montevidéu, deve servir para derrubar os entraves que impedem a entrada de boi em pé e carne gaúchos no Uruguai. “O acesso, sem barreiras, do estado àquele país é altamente significativo para que haja um salto na renda do produtor, além de garantir divisas econômicas para o Rio Grande do Sul”, acredita Goergen.

O deputado lembrou que o Uruguai conquistou o mercado chileno, que antes pertencia ao Rio Grande do Sul. “Como o Uruguai está com falta de carne para o mercado interno, o estado entra com grandes chances de colocar o produto na mesa dos uruguaios”.

Os representantes gaúchos envolvidos nas negociações irão propor a vinda de técnicos do governo uruguaio no dia 24 de janeiro.

Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.