Os deputados Berfran Rosado (PPS), presidente da Comissão do Mercosul, e Jerônimo Goergen (PP), coordenador da Frenteagro, e o secretário de estado da Agricultura, Odacir Klein, anunciaram, ontem, a retomada das tratativas que devem resultar na ampliação de exportação de carne de boi para o Uruguai. Os contatos foram mantidos com a Embaixada do Brasil no Uruguai. As exportações foram suspensas em novembro devido aos focos de aftosa registrados no Mato Grosso do Sul.
As tratativas feitas com o embaixador Eduardo Santos resultaram na escolha do dia 6 de janeiro para reunião com representantes do setor no estado. O encontro, a ser realizado em Montevidéu, deve servir para derrubar os entraves que impedem a entrada de boi em pé e carne gaúchos no Uruguai. “O acesso, sem barreiras, do estado àquele país é altamente significativo para que haja um salto na renda do produtor, além de garantir divisas econômicas para o Rio Grande do Sul”, acredita Goergen.
O deputado lembrou que o Uruguai conquistou o mercado chileno, que antes pertencia ao Rio Grande do Sul. “Como o Uruguai está com falta de carne para o mercado interno, o estado entra com grandes chances de colocar o produto na mesa dos uruguaios”.
Os representantes gaúchos envolvidos nas negociações irão propor a vinda de técnicos do governo uruguaio no dia 24 de janeiro.
Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint