Sisbov opcional divide setor produtivo
24 de janeiro de 2005
OIE deve reconhecer Acre como livre de aftosa
24 de janeiro de 2005

Gaúchos querem reabertura do mercado russo

Uma comitiva de empresários gaúchos do setor de carnes e da Federação das Indústria do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) pedirá hoje ao governador Germano Rigotto a interferência junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que seja reconsiderado o embargo russo aos produtos gaúchos.

A Rússia anunciou a suspensão das importações de carnes de ave, bovina e suína em 17 de setembro de 2004 devido ao registro de foco de febre aftosa no Amazonas, porém o estado não é exportador. No período, apenas Santa Catarina manteve os embarques por ser considerada zona livre da doença sem vacinação.

O setor gaúcho contabiliza prejuízos mensais acima de R$ 25 milhões. O diretor executivo do Sindicato da Indústria da Produção Suína (Sips), Rogério Kerber, calcula que o segmento deixou de exportar R$ 20 milhões por mês ou 7,5 mil toneladas de carne. “Até novembro houve possibilidade de embarcar a produção, mas agora a situação é desconfortável”, desabafou o dirigente.

Kerber observou que está havendo desconsideração do acordo sanitário vigente. Ele não descarta uma medida judicial. A audiência ocorrerá às 16h, no Palácio Piratini.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.