Gaúchos querem receber carne só do Sul

Em reunião finalizada na tarde de ontem, em Dom Pedrito, produtores de mais de 30 sindicatos rurais e secretários municipais das fronteiras oeste e sul do RS deliberaram pela entrega de pauta de reivindicações à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SAA) e Ministério da Agricultura. O documento deve ser entregue hoje, às 15h, durante audiência na Delegacia de Agricultura do Estado, em Porto Alegre.

A categoria exige, entre outras medidas emergenciais, a proibição da entrada de carne, mesmo desossada e maturada, oriunda de estados de fora da região Sul por prazo indeterminado; restabelecimento da movimentação de produtos entre RS e SC; manutenção de barreiras sanitárias para fiscalização do trânsito de produtos entre estados e autorização do comércio de carne desossada e maturada entre os estados do Circuito Pecuário Sul.

O deputado estadual Jerônimo Goergen (PP), que leu o documento em seu pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa, ontem, acredita que é preciso rejeitar a entrada de carne desossada do estado de São Paulo devido ao risco da já conhecida triangulação com o Mato Grosso do Sul. “Hoje, o que se vê é a carne do Mato Grosso do Sul entrando no Rio Grande do Sul através de São Paulo, que assina as notas da carne que chega do centro-oeste”, explica Jerônimo.

A Frente Parlamentar Integrada do Agronegócio (Frenteagro), coordenada por Goergen, terá reunião extraordinária com os produtores na Assembléia Legislativa, hoje às 13h30.

Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

2o Leilão Baby Brahman
18 de outubro de 2005
Fábula da Goya consagra-se duas vezes grande campeã
20 de outubro de 2005