Carne bovina – Um poderoso pacote de multinutrientes
14 de fevereiro de 2003
Maior criador de Brahman do mundo agora no Brasil
14 de fevereiro de 2003

Genética Nelore com toque gaúcho

Uma das mais tradicionais cabanhas gaúchas de genética Limousin pretende se tornar referência também na criação de nelore. A região escolhida é o sul de Mato Grosso do Sul. Com quatro fazendas próximas a Itaquiraí (MS), a Agropecuária Maragogipe aderiu há três anos a um programa de melhoramento para a raça nelore.

Recentemente, passou a integrar a Conexão Delta G, e agora colhe os resultados do investimento em seleção. Os melhores animais são selecionados, aumentando a precocidade e tornando as características mais próximas do ideal. Hoje, são 5 mil matrizes nelore. Os machos abatidos têm 15 quilos a mais em relação ao período anterior ao programa.

Desde o início das atividades, há quase 30 anos, a Maragogipe criava nelore, direcionado ao cruzamento industrial. Na época, foi iniciado um processo de inseminação artificial de sangue nelore em 250 vacas nelore PO. O diretor do criatório, Wilson Brochmann, conta que o objetivo era produzir reprodutores para a empresa e, quando possível, colocar o excedente no mercado. Mas a paixão pelos programas de seleção falou mais alto. A busca pela qualidade e o investimento no cruzamento industrial também aumentavam a necessidade de matrizes nelore mais precoces e exemplares com melhor acabamento.

Há três anos, a empresa Gensys foi contratada para implantar um programa de melhoramento interno. No início, 3 mil vacas nelore passaram pelo monitoramento. Hoje, todo o rebanho das quatro fazendas faz parte do programa. A primeira geração de reprodutores, com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) – do Ministério da Agricultura – entrou em trabalho na primavera, aos dois anos. As novilhas, entouradas aos 16 meses, estão prenhes.

Em maio de 2002, a Maragogipe foi convidada a participar da Conexão Delta G Nelore, um dos maiores programas do país. – Nosso objetivo é o melhoramento das matrizes. A segunda meta é o uso dos reprodutores, além de gerarmos um meio-sangue limousin melhorado – diz Brochmann.

Fonte: Zero Hora, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.