Resultados finais da 55a Prova de Ganho de Peso do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, tradicional avaliação de bovinos de corte, comprovam qualidade de reprodutores da bateria Nelore da Central Sersia Brasil.
Sete dos 25 animais classificados na categoria Elite são filhos de touros da Sersia. Quatro deles ainda foram indicados pelos jurados da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) – José Ivan, Luiz Bonilha e Paulo Rocha – para a Prova de Controle Individual (PCI), que é a próxima etapa do Progenel, programa exclusivo da central para seleção de reprodutores Nelore para inseminação artificial.
Na PCI, os animais são mantidos em baias individuais e passam por análises de características como conversão alimentar, área de olho de lombo e espessura de gordura e avaliações reprodutivas. Ao todo, foram indicados 11 animais para essa etapa, incluindo animais Nelore Padrão e Nelore Mocho (conforme tabela).
“Fator relevante é a diferença de idade entre os reprodutores, pais destes novilhos Elite, o que comprova a permanente renovação da qualidade genética de nossa bateria. Nesta edição da prova, inclusive, já participaram netos de touros da Sersia”, comenta Pablo Paiva, coordenador técnico do Progenel. Um dos destaques é o touro Urgente do IZ. “Com três filhos entre os melhores classificados, o touro demonstra elevado potencial de produzir animais ganhadores de peso e com excelente estrutura, ideal para ser utilizado nos mais rigorosos trabalhos de seleção e produção no Nelore brasileiro”, acrescenta Pablo Paiva.
Ao todo, participaram desta PGP 185 animais, inscritos por 41 criadores. Esta prova é uma avaliação do desempenho individual, cujos resultados são utilizados como fonte de informação para a identificação e seleção de bovinos em características relacionadas ao crescimento. As duas principais características consideradas na avaliação do desempenho são o ganho de peso diário e o peso pós-desmame padronizado à idade de 378 dias.
Fonte: Assessoria de imprensa da Sersia Brasil