Mercado Físico da Vaca – 08/02/10
8 de fevereiro de 2010
Mercados Futuros – 09/02/10
10 de fevereiro de 2010

Gigante varejista da Coreia aposta em carne dos EUA para aumentar vendas

A gigante do setor varejista da Coreia do Sul, E-Mart, está apostando na carne bovina dos Estados Unidos como uma das principais ferramentas para ajudar a se recuperar da estagnação de vendas ocorrida em 2009 e os retornos iniciais parecem muito positivos. As vendas no setor varejista ficaram atrás do crescimento econômico geral na Coreia do Sul no ano passado e a gerência do E-Mart apostou no conceito de Preços Baixos Todos os Dias. A promoção foi apoiada pelos investimentos do programa Beef Checkoff e pelos fundos do Programa de Acesso a Mercados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A gigante do setor varejista da Coreia do Sul, E-Mart, está apostando na carne bovina dos Estados Unidos como uma das principais ferramentas para ajudar a se recuperar da estagnação de vendas ocorrida em 2009 e os retornos iniciais parecem muito positivos.

As vendas no setor varejista ficaram atrás do crescimento econômico geral na Coreia do Sul no ano passado e a gerência do E-Mart apostou no conceito de Preços Baixos Todos os Dias para ajudar a atrair novos clientes, se diferenciar de outros varejistas competidores e direcionar as vendas. A carne bovina norte-americana é um dos principais produtos que o E-Mart identificou para aderir a esse programa de preços baixos todos os dias durante o ano.

O E-Mart promoveu três itens de carne bovina dos Estados Unidos – costela resfriada com osso, chuck eye roll resfriado e chuck short rib sem osso congelada – em 123 de suas lojas entre 15 de janeiro e 20 de janeiro.

A promoção foi apoiada pelos investimentos do programa Beef Checkoff e pelos fundos do Programa de Acesso a Mercados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) conduzindo amostragens da carne bovina norte-americana em 30 lojas da rede E-Mart e elegendo compradores para fazer uma viagem aos Estados Unidos para visitar uma fazenda produtora de carne bovina. Além disso, as lojas mostraram comerciais da campanha publicitária “Trust” nas telas do departamento de carnes.

A carne bovina norte-americana foi uma compra popular durante a promoção, com as vendas no período de seis dias atingindo 1,86 bilhão de won coreano (US$ 1,62 milhões), um aumento de 300% com relação à semana anterior. Além disso, a promoção ajudou a carne dos Estados Unidos a se sobressair com relação à rival australiana. No quarto trimestre de 2009, a carne bovina australiana vendeu mais que a dos Estados Unidos em uma proporção de 79% para 21% das vendas de carnes importadas. Durante o período da promoção, a carne bovina dos Estados Unidos vendeu mais que a australiana em uma proporção de 57% para 43%.

“O E-Mart preparou essa promoção em larga escala da carne bovina dos Estados Unidos para expandir o consumo geral de carne que tem desacelerado devido à crise econômica”, disse o gerente do E-Mart, Young-sun Min. “Com o sucesso dessa promoção, vemos forte potencial na carne bovina dos Estados Unidos e estamos dispostos a fortalecer os programas promocionais”.

Durante a promoção, as vendas de chuck short rib sem osso congelada do E-Mart foram de 1,25 bilhão de won (US$ 1,09 milhão), as de, chuck eye roll resfriado foram de 350 milhões de won (US$ 304,29 mil) e as de costela resfriada com osso foram de 330 milhões de won (US$ 278,21 mil).

“A disponibilidade do E-Mart de se associar com a Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF) e oferecer carne bovina norte-americana é um desenvolvimento significante”, disse o diretor da USMEF para a Coreia, Jihae Yang. “O E-Mart é um varejista muito influente e seu plano de longo prazo para a carne bovina dos Estados Unidos é um sinal claro de que o mercado está mais receptivo à mensagem de qualidade e segurança da carne norte-americana”.

A reportagem é do CattleNetwork.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.