Churrascarias de São Paulo farão “Semana da carne” durante a Feicorte
30 de abril de 2003
ABCZ divulga Brazilian Cattle Genetics
5 de maio de 2003

GO: Lançada primeira etapa da campanha de vacinação contra aftosa

Foi lançada na quarta-feira (30) , na Secretaria da Agricultura, a 1a etapa anual da campanha de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa em Goiás. De acordo com o secretário da Agricultura, José Mário Schreiner, a expectativa é de que até o próximo dia 31 a imunização ultrapasse os 20 milhões de cabeças, de um rebanho total estimado de 20,5 milhões. Ele prevê que o índice vacinal fique ao redor dos 98% obtidos na etapa anterior, em novembro, quando foram vacinados 19,94 milhões de animais em 117 mil propriedades.

Raiva

Nesta etapa também está sendo exigida a vacinação contra a raiva para os bovinos, eqüinos, ovinos e caprinos dos municípios considerados de alto e de médio risco, conforme previsto na Instrução Normativa nº 005/02.

De agora em diante, nas áreas de alto risco a vacinação contra a raiva será feita de seis em seis meses, e, na de médio risco, uma vez ao ano, sempre em maio, em ambos os casos coincidindo com as etapas da campanha contra a febre aftosa.

Os animais vacinados pela primeira vez devem ser revacinados 30 dias após. Os filhos de mães vacinadas devem receber a primeira dose do medicamento aos três meses de vida, enquanto os de mães não-vacinadas devem ser imunizados nos primeiros dias de vida e revacinados no prazo de 30 dias após a primeira dose.

O produtor deve também apresentar as notas de compra da vacina anti-rábica ao escritório local da Agenciarural. A instrução normativa institui ainda uma área de alerta epidemiológico e outra livre de raiva, em que a vacinação é opcional.

O trânsito de animais procedentes das áreas de vacinação obrigatória só será permitido mediante a comprovação da imunização. Também a entrada de animais nessas áreas torna obrigatória a comprovação de vacinação dos mesmos, no prazo de 15 dias.

Fonte: O Popular/GO (por Edimilson de Souza Lima), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.