O Fundo de Defesa Agropecuária de Goiás (Fundepec) repassou, ontem (09), R$ 80 milhões para a Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Agenciarural), destinados à implementação de ações na área de defesa animal.
Conforme o presidente do fundo, José Magno Pato, de agora em diante esses repasses serão feitos mensalmente, correspondendo a 15% da arrecadação do Fundepec, que destina outros 5% para despesas de manutenção da entidade e 80% para a capitalização do Fundo Indenizatório. Esses recursos são mantidos em conta bancária remunerada para utilização em eventuais ressarcimentos a produtores, em casos que demandem abate sanitário de animais.
O secretário da Agricultura, José Mário Schreiner, disse que o aporte de recursos do Fundepec fortalecerá consideravelmente os trabalhos de defesa animal, especialmente nos casos emergenciais, em que a tramitação burocrática de recursos públicos é sempre mais demorada.
Segundo Schreiner, os repasses serão aplicados em ações diretas da defesa animal, como fiscalização volante e inspeção de estabelecimentos e trabalhos de vacinação.
Para o diretor de Defesa Agropecuária da Agenciarural, Hygino Carvalho, os recursos do Fundepec dão ao setor mais agilidade para enfrentar situações emergenciais, já que ficarão numa conta específica da defesa e não no caixa geral da Agenciarural.
Aditivo
Durante o encontro, Magno Pato propôs um aditivo ao convênio com a Secretaria da Agricultura, para que a Guia de Trânsito de Animais (GTA) só seja expedida mediante a comprovação do recolhimento para o Fundepec. Ele argumentou que tal exigência aumentará significativamente a arrecadação do fundo e, consequentemente, os repasses para a defesa animal.
Segundo o presidente do Fundepec, ainda é grande a evasão de recursos pela saída de animais vivos do Estado sem o devido recolhimento para o fundo.
Fonte: O Popular/GO (por Edimilson de Souza Lima), adaptado por Equipe BeefPoint