Goiás prepara-se para desembarcar no seleto grupo de criadores de elite de nelore. A porta de entrada será a realização, às 20h de amanhã, do 1o leilão da raça em Caldas Novas, na Pousada do Rio Quente. Ao todo 36 animais dos maiores criadores do país serão colocados à venda e a expectativa é de que os ganhos sejam volumosos.
Um dos organizadores do evento, o criador e secretário estadual de Comércio Exterior, Ovídio de Ângelis, prefere não arriscar por quanto uma das matrizes será arrematada. Porém lembra que em leilões como este, realizados em outros estados, apenas metade de uma vaca foi vendida por mais de R$ 3 milhões. “Criadores de Goiás mesmo já tiveram animais vendidos por cifras parecidas”, comenta.
Ângelis refere-se ao empresário Hailé Pinheiro, maior criador da raça nelore em Goiás, que também está organizando o leilão junto com o criador Rodolfo Sócrates. Os três idealizadores do evento colocarão, cada um, quatro animais à venda. O restante das vacas que serão expostas é de criadores de diversas regiões.
Um deles é o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB), que já confirmou presença. Entre os participantes estão também os representantes do maior frigorífico exportador do Brasil, Bertin, e da universidade particular de Marília (SP), a Unimar. Estarão presentes criadores conhecidos, como Adir do Carmo Leonel, Carlito Guimarães e Torres Lincoln Prata Cunha.
Fonte: Diário da Manhã/GO, adaptado por Equipe BeefPoint