Termina hoje a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano em Goiás. De acordo com os últimos dados da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), até agora foram comercializadas 22 milhões de doses da vacina antiaftosa no Estado.
Desse total, três milhões de doses foram vendidas para outros estados, principalmente para o Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Sem contar que produtores rurais goianos compraram um milhão de doses do Distrito Federal e Minas Gerais. Hoje em Goiás, segundo dados da Agrodefesa, aproximadamente 20 milhões de animais foram imunizados.
O gerente de Sanidade Animal da Agência de Defesa, Willian Vilela, alerta para o prazo final da campanha, uma vez que não existe previsão de prorrogação da primeira etapa. A partir de amanhã, o produtor que não vacinou o gado será autuado em R$ 7 por cabeça e a partir daí, ele terá 72 horas para realizar a vacinação, que deverá ser assistida por técnicos da Agrodefesa, além de a propriedade rural ficar interditada uma semana para o trânsito de animais.
A compra da vacina também fica proibida a partir de primeiro de junho quando todos os blocos de emissão de venda da vacina são lacrados. O produtor rural só poderá comprar a antiaftosa com autorização da Agrodefesa.
Fonte: O Popular/GO, adaptado por Equipe BeefPoint